Pausa Viu | Ameaça Profunda (2020)


Temos medo do que não conhecemos.
Sinopse: Seis membros de uma tripulação estão presos em uma instalação submarina que está sendo inundada em alta velocidade como resultado de um terremoto devastador. Sua única chance de sobreviver é atravessar o leito oceânico até uma distante plataforma de petróleo abandonada. Além dos desafios físicos envolvidos na viagem, eles rapidamente descobrem que estão sendo caçados por predadores marinhos monstruosos, dispostos a matá-los.


AVISO: O post a seguir pode conter spoilers se você ainda não viu o filme.

Ameaça Profunda é aquele filme que não se prende a fingir que é algo além do que entrega: passatempo com monstros e trama rasa. 
Eu não estou dizendo para não assistir o filme. Vá sim. A gente precisa esvaziar a mente de vez em quando e uma aventurinha com monstrinhos atormentando os humanos que os acordaram do seu sono milenar é o que eu precisava em uma sexta-feira despretensiosa de janeiro.
O brinde mesmo é ter a crush Stewart no elenco, mas isso é outro assunto.
O trailer não entrega muito. Aliás, ele engana. 
Não tem brincadeira.
Logo nos primeiros cinco minutos tu é pego em uma correria onde não sabes se sobrou alguém ou não (eu fui assistir o filme sem ter assistido o trailer final). É correria, explosão e morte para tudo que é lado com o resto da estação perfuradora sendo comprimida e com os minutos contados. 
As seis pessoas restantes na estação só tem uma saída para conseguir ir à superfície: andar pelo fundo do oceano (há uns 11 mil quilômetros abaixo da superfície) até o transporte mais próximo.
Tem um probleminha: o transporte fica a 6 quilômetros da onde eles estão, o oxigênio está acabando, alguns são inexperientes, mas uma coisa todos têm em comum: estão com medo.
O capitão até tenta colocar força na equipe, mas está difícil e, você, querida leitora, já sabe, não é? Nem todos chegarão salvos ao final.

Vamos falar de desenvolvimento, rapidinho?
Olha, vou te ser sincera: NÃO TEM MUITO.
Você vê uns rabiscos na história dessas pessoas. Não que isso interesse muito.
O que me deixou chateada foi terem deixado de explorar o medo de que Norah (Stewart) e o Capitão (Cassel) sabiam o que tinha lá embaixo. É deixado bem claro no começo com a Norah e mais lá na frente o conhecimento dele. Eles sabiam o que a ganância humana havia desencavado: um pesadelo digno de 20.000 léguas submarinasCthullu. Você ainda vê umas inspirações de Cloverfield, no modo como as notícias são dadas.
Tem uns jumpscares rapidolas que me fizeram encolher na cadeira (desconfortável) do UCI, mas como eu já disse antes: tem filmes que precisamos só para fazer passar o tempo e Ameaça Profunda, definitivamente, é esse filme que vou em matinê para aproveitar o valor menor.



Ameaça Profunda (Underwater)
Direção: William Eubank
Roteiro: Adam Cozad, Brian Duffield
Lançamento: 09 de Janeiro de 2020
Duração: 95 min
Elenco: Kristen Stewart, T.J. Miller, Jessica Henwick, Vincent Cassel, John Gallagher Jr., Mamoudou Athie, Gunner Wright
Renata Pamplona
PUBLICADO POR

"Lendo e resenhando muita coisa da cultura pop. Inevitavelmente Geek e apaixonada por mais personagens fictícios que pode contar." Contato: umapamplona@gmail.com

Copyright © Pausa Para um Capítulo. Designed by Everton As