Lista | Manual de sobrevivência para CCXP


O maior evento de cultura pop do país está chegando! Vem pegar umas dicas de como sobreviver à cinco dias insanos!

Eu sei, eu sei... A "capa" deste post está magnífica, não é? Estou inspirada pela CCXP, mesmo que esse ano não vá. Quem vai fazer cobertura completa dos cinco dias é a Carol! Mas... péra... eu disse cinco? Sim, a patroa comprou o EPIC, que dá direito à Spoiler Night na quarta à noite e aos quatro dias, além de outras regalias, mas ela conta para vocês depois lá pelo instagram.
Então olha aqui uma listinha de coisas indispensáveis para este dia, quer você esteja indo de outra cidade, estado (ou país?) ou seja sua primeira vez nesse eventão:

1. COMER & SE HIDRATAR!
Indispensável esse item, ainda mais se tratando de evento grande assim porque só quem já foi despreparado sabe o perrengue que é.
Na São Paulo Expo, onde a CCXP acontece, é meio longe de algumas coisas se você quiser comer em 15 minutos e a "praça de alimentação" montada para o evento, embora tenha opções, pode não ter o que você precisa caso tenha restrições alimentares (vegan, vegetariano ou alergias) ou simplesmente for uma fresca que nem eu (comer hamburguer no almoço é pedir pro meu estômago me ferrar), então a minha primeira dica é levar de casa ou, se você estiver indo, como nós, de fora de SP, passe em um mercadinho e se abasteça! Sanduíches, bolacha (ou biscoito, como tu preferir), suco, água, café... Tens garrafinha térmica ou um squeeze? Leva.
No quesito HIDRATAÇÃO, há bebedouros de água em vários pontos onde você pode se reabastecer.
"Ah, mas eu não preciso disso." Só se você for um super-herói para ir lá pra CCXP e só passar uma horinha lá. Confie na palavra da tia aqui que já enfrentou quatro CCXPs, Bienais e eventos longos.

2. PASTA OU SACOS DE PROTEÇÃO PARA IMPRESSOS:
"Renata, mas para quê eu vou precisar disso?"
Amorzim da tia, a CCXP BR possui o MAIOR Artist´s Alley do mundo! São ilustradores, quadrinistas e tantas artes lindas que se você passar pelo evento sem comprar NADA, você é de ferro e eu quero te dar meus parabéns.
Alguns anos há expositores dos patrocinadores que dão tubos para você colocar pôsters e outros brindes (e têm muitos brindes nos stands), mas eu não vou te garantir que você vai conseguir pegar um, então não custa nada colocar na mochila uma, não é?
Aliás, custa. Deve custar uns 10 reais para seus preciosos pôsters e prints autografados irem para casa sãos e salvos.


3. ROUPAS E CALÇADOS CONFORTÁVEIS:
Não subestime o poder de roupas confortáveis e um sapato que você pode andar quilômetros. eu sei que tem gente que quer ir de sapatinho mais bonitinho e não tão confortável, mas não cai nessa armadilha. Foi assim que eu já saí da CCXP de Havaianas.
Deixa a tia te contar um experimento: Na primeira primeira CCXP deixamos rolando o contador de passos e sabe quanto deu no fim do dia (isso sem contar andar para o metrô?)? 11 QUILÔMETROS! Você vai e volta, pára em filas, anda, pára, perde o coleguinha, anda, pára e fica assim o dia todo.

4. HORÁRIO E ESTAÇÕES DE METRÔ:
"Mas claro que eu sei os horários do metrô..."
OLHA, NÃO REVIRA OS OLHOS PRA MIM NÃO! Esse item especial é para quem vai entrar e sair em horários nem tão regulares da CCXP, pois tem gente (os pobre mortais e não-influencers como nós) que vai para a fila de madrugada.
Sim, eu já cheguei antes das 3 da manhã para congelar na fila em um frio de 9 graus no chão do estacionamento. AQUI É SELVA, MANOLO!
Calcule um uber (isso não é um publi, mas poderia... #ubermeliga) se estiver sozinho ou com galera (pra repartir essa grana).

5. LISTAR O QUÊ E QUEM QUER VISITAR:
Essa vale não só para a galera que vai visitar o Artist´s Alley (veja sobre no site oficial), quanto para os painéis, sessões oficiais de autógrafos e fotos ou atrações nos stands.
Se você for comprar meet and greet, faça pelo site, ou, na hora, se ainda houverem vagas para seu artista favorito e preste atenção no horário que tudo vai ocorrer.
A CCXP tem um app oficial com toda programação que você pode listar o que quer ver e ele te manda uma notificação quando estiver prestes a começar.

DICA EXTRA: ATENTE AO CLIMA!
São Paulo é aquariana! A bicha é doida e você sai de casa com 18º parecendo 14º, pega chuva e sol de 25º, volta à noite com sensação térmica de 9º graus (baseado em perrengues desta que lhe escreve).
Olha sempre o app de Clima no seu celular e coloca na mochila ou um biquini (faz cosplay) ou moletom gostoso roubado de alguém da família (são só cinco dias. Nem vão notar).


DICA EXTRA 2.0: DINHEIRO TROCADO!
Leve dinheiro trocado com você. Não desperdice o poder de moedas, notas de 2, 5 ou 10 para agilizar as coisas.
Você tem na sua casa de não aguenta mais ver esses borós todos? Junta tudo e leva para trocar para alguém lá ou até mesmo no metrô! Vão te agradecer pacas.

Dicas extras, mas essa é da Zeferino, seguem aqui. Também rolou um podcast lá no #supercast ano passado antes de irmos, então vale conferir.
Acho que é isso e, como está na na capa do post, esse não vale só para a CCXP. Pense em Bienal ou qualquer evento que você vai passar horas e horas.
Divirtam-se e bons eventos!
Renata Pamplona
PUBLICADO POR

"Lendo e resenhando muita coisa da cultura pop. Inevitavelmente Geek e apaixonada por mais personagens fictícios que pode contar." Contato: umapamplona@gmail.com

Copyright © Pausa Para um Capítulo. Designed by Everton As