Resenha | O Rei das Cinzas - Raymond E. Feist


Das cinzas surge um rei...


Sinopse: Quando o destino do mundo é ameaçado por uma guerra iniciada pelo rei Lodavico para depor os Jubardentes da Itrácia e destruir seu reino, cabe a dois órfãos de origem desconhecida restabelecerem a paz. Ainda que ambos sejam motivados pela vingança, suas razões são completamente díspares, não há outro caminho e eles precisarão chegar a um acordo. O rei das cinzas é o primeiro volume da saga dos Jubardentes, destinada a se tornar mais um clássico do autor.

A Harper Collins traz ao Brasil mais uma grande fantasia do renomado escritor Raymond E. Feist. O autor norte-americano já é um velho conhecido dos publico brasileiro por sua Saga do Mago. A escrita do autor é baseada principalmente em sua experiência em jogos de RPG, o que dita sua habilidade de descrição e de ação em suas histórias, além de fortes influências de autores clássicos da fantasia. Assim embarcamos no primeiro livro de sua mais nova saga: a Saga dos Jubardentes (The Riftwar Cycle).
A história do livro gira em torno da profecia do último Jubardente, sendo aquele quando eliminado o responsável pelo fim do mundo. Assim, após a extinção da família real de Itracia, e a queda de seu reino, o último sobrevivente é escondido até que seja capaz de retornar como homem e vingar o seu povo. Então, muitos anos se passam e conhecemos três personagens importantes a nossa narrativa, sendo eles: Declan, um mestre ferreiro de armas, Hava, uma talentosa aprendiz de assassina, e Hatu, um aprendiz de assassino e um jovem com um passado conturbado. Ao longo do livro então podemos entender a história do ponto de vista de cada um desses personagens.

Declan é o mais jovem mestre ferreiro da história, sendo muito talentoso desde muito novo. Entretanto, ele não é um mero mestre ferreiro, ele agora é detentor de uma técnica de produzir armas, que poucos ferreiros ainda sabem: o aço do rei Agora, vivendo não mais como um aprendiz, deve procurar um local para se estabelecer como ferreiro e formar uma família, apesar de seu receio de abandonar de seu mestre. Contudo, certos acontecimentos levam Declan a apressar a sua partida e agora ele parte para se estabelecer em um vilarejo próximo a Maquensas, terra do Barão Daylon.
Enquanto isso, Hava, Hatu e Donte são aprendizes de assassinos da Nação invisível e grandes amigos, apesar de assassinos não terem amigos. Agora, quase na idade adulta, eles partem para caminhos diversos, cada um para encontrar seu destino. Hava parte para treinar com a Mulheres Perfumadas, grupo de assassinas que utilizam da sedução para conseguir grandes objetivos. E Hatu e Donte partem numa missão especial para Nação invisível, entretanto uma coisa sai totalmente fora do controle.
Assim, os caminhos de todos esses personagens de certo modo estão interligados e em dado momento se cruzaram. E somente a decisão deles poderá mudar o destino do mundo. Uma guerra está a se iniciar e as peças do tabuleiro, finalmente começaram a se mover.
A narrativa do livro faz o leitor embarcar em uma aventura cheia de assassinos, intrigas, guerras e magia. Assim o leitor não ver as horas passarem durante todo o livro e as suas 500 paginas se tornam nada para quem está viajando em sua leitura.
Em nenhum momento você sente a leitura perder o ritmo e mesmo a história do ponto de vista de diferentes personagens sempre traz pontos interessantes e bem desenvolvidos a toda a narrativa. Depois de um ano difícil (ano passado) de leitura (uma ressaca literária), esse foi o primeiro livro que conseguiu me prender direto numa leitura esfomeada e devo dizer muito bem alimentada.


O livro, além de tudo, traz um belo trabalho gráfico, que com certeza você compraria apenas pela capa. E ainda possui uma ótima diagramação, que permite ao leitor ler tranquilamente o livro sem forçar a vista.
Então aos leitores de fantasias, o rei da cinzas é um livro que não pode faltar na sua estante, e aqueles que estão atrás de uma boa aventura também.


Rei das Cinzas
Série Saga dos Jubardentes
Autor: Raymond E. Feist
Editora: HarperCollins
Lançamento: 2018
Páginas: 512
Compre na Amazon
João Sertório
PUBLICADO POR

Sou meio louco, gosto de tudo um pouco e amo aprender coisas novas todo dia. Sou Nerd ,Geek, Otaku, Dorameiro, BookaHolic , Poliglota e ainda arranjo tempo para praticar meus esportes favoritos.

Copyright © Pausa Para um Capítulo. Designed by Everton As