Resenha | Skyward: Conquiste as estrelas, de Brandon Sanderson


Olá, o Senhor(a) já escutou hoje a palavra de Deus Sanderson?
Sinopse: Derrotada, devastada e levada quase à extinção, a raça humana se vê presa em um planeta distante, constantemente atacado por misteriosos combatentes alienígenas. Spensa, uma adolescente, anseia por se tornar piloto e se juntar à resistência. Quando descobre os restos de uma velha nave, um modelo que a garota nunca tinha visto na vida, percebe que esse sonho pode enfim se tornar realidade.

Para isso, no entanto, a garota precisará consertar a grande nave, aprender a pilotá-la e – talvez o mais difícil – convencer a inteligência artificial que controla os restos da embarcação a ajudá-la: essa incrível nave, de alguma forma, parece ter uma alma própria.




Olá, o Senhor(a) já escutou hoje a palavra de Deus Sanderson? Sim/Não? Pois não há como falar de Fantasia moderna sem falar de Brandon Sanderson.
Brandon Sanderson é um escritor estadunidense de fantasia e ficção cientifica, conhecido por seus trabalhos como Mistborn e The Stormlight Archive. Skyward é mais uma de suas sagas que promete ao leitor uma ótima leitura. Para quem não conhece o autor, suas obras são recheadas de easter eggs de seus trabalhos anteriores, afinal todas as suas histórias se passam no mesmo multi-universo. E seu objetivo final é reunir todos os heróis de suas sagas em um fodástico arco final, bem ao estilo do MCU (Marvel).
Skyward é o primeiro livro dessa nova saga do autor, uma grande aventura recheada de ação e humor. É um livro com uma leitura muito fluida, em que não via a hora passar e nem queria parar de ler. A proposito devo apontar que a capa da edição brasileira ficou fantástica, a versão americana não chega nem aos pés, e eu compraria só por ela. Além do mais, é uma leitura em que a história realmente te prende, e o autor ainda consegue dar uma reviravolta fantástica (um plot twist) que deixa um gostinho de quero mais. Logo, Editora Planeta: já pode trazer os próximos volumes (é claro, quando forem publicados).
Enfim, vamos à história:
O livro se passa na terceira pessoa e do ponto de vista da nossa heroína Spensa. Spensa é o tipo de garota fodona, que apesar da rebeldia e dos pormenores de sua vida, nunca aceitou desistir de seu sonho. Apesar da arrogância inicial da personagem, podemos acompanhar como a personagem é capaz de aprender com seus erros e dar a volta por cima. O livro também é recheado de personagens secundários que aprendemos a gostar, mas recomendo infinitamente que não se apeguem a ninguém, logo esse livro não é para quem tem o coração fraco.
A história se passa em um futuro, onde os sobreviventes de uma frota de aeronaves terrestres após diversas dificuldades, acabam presos em um planeta desconhecido. Entretanto, eles não estão sozinhos, a humanidade está escondida dos Krells, uma raça alienígena hostil que almeja o seu fim. Para tanto, existe uma força de batalha de pilotos, responsáveis pelo combate desses inimigos e a proteção de todos. Entre eles, destaca-se Spin, respeitado piloto e pai de Spensa, mas que após a grande batalha contra os Krells, agora não é nada mais que um traidor.
Spensa, assim como seu pai, tem um único desejo: voar entre as estrelas, mas como isso é possível, sendo ela a filha de um traidor. Contudo, ela não deixa nada abalar seu sonhos, para tanto sempre estudou aplicadamente para o exame de recrutamento de pilotos. Apesar disso, parece existir mais empecilhos para alcançar seu sonho do que ela acreditava. A vida de piloto de caça não é fácil, mesmo para um aprendiz e Spensa deverá ver seus amigos desistindo ou simplesmente morrendo, mas mesmo que não a deixem um dia pilotar um caça, ela dará um jeito nisso.
Sem dúvida, esse livro é a minha melhor leitura em tempos. Nunca tinha lido nada do autor, mas agora pretendo ler cada uma de suas obras, apesar de muitas ainda não terem infelizmente sido traduzidas. Dei uma pesquisada e descobri que o autor é até uma pessoa bem acessível, se quiser pode mandar sua review do livro através de seu portal (https://brandonsanderson.com/). O portal é recheado de novidades sobre o autor e até alguns spoilers e bastidores de suas obras, como também através de suas outras redes sociais.

Skyward: Conquiste as estrelas
Autor: Brandon Sanderson
Tradução: Marcia Blasques
Editora: Planeta Minotauro
Lançamento: Dezembro / 2018
Páginas: 400
Compre na Amazon
Sobre Sanderson:
Brandon Sanderson é um escritor norte-americano de fantasia e ficção científica. Ele é mais conhecido por sua série Mistborn e The Stormlight Archive, além do seu trabalho ao substituir o também escritor americano Robert Jordan na série de fantasia The Wheel of Time, finalizando-a após o falecimento deste último.
Copyright © Pausa Para um Capítulo. Designed by Everton As