Resenha | O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares - Ransom Riggs


Sinopse: O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é um romance que mistura ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas.

A Leya trouxe ao Brasil um grande Best-Seller mundial da literatura juvenil para os fãs de Harry Potter, Jogos Vorazes e Divergente, temos em mãos mais uma grande história de aventura e fantasia. A obra é o resultado do trabalho do escritor Ransom Rigg: estadunidense, cineasta, escritor e blogueiro, em seu primeiro livro publicado. O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é o primeiro livro de uma trilogia, que acabou de ganha um novo livro ( então agora é série), e é um livro que incorpora muito bem a experiência visual com a experiência literária.

Jacob é um típico adolescente americano desajustado, muito próximo de seu avô desde a sua infância, sempre se encantou pelas histórias fantásticas que ele lhe contava. Eram histórias sobre crianças muitos peculiares, que até pareciam de contos de fadas, crianças com poderes de super força, controlar o fogo e até reviver os mortos e de batalhas que seu avô desbravou contra terríveis criaturas na Segunda Guerra Mundial, que caçavam essas crianças. Contudo, assim como sua infância fora ficando para trás, a sua imaginação bateu de frente com a dura realidade do mundo e assim as histórias passaram a ser apenas sonhos de um velho excêntrico e doente.


Porém um dia, após o que parecia ser mais um ataque de pânico, Jacob encontra o corpo de seu avô na floresta, no fundo de sua casa, mas também se depara com um monstro fora da realidade e que só poderia existir nas velhas histórias que lhe contavam. Apesar disso, ninguém parece acreditar em seu relato, e nem ele, e ao que tudo aponta agora ele precisa de tratamento psiquiátrico. Então agora Jacob decide ir atrás da verdade, ele deve descobrir se todas as história são verdadeiras ou se apenas ficou louco também.

A concepção para a construção da história desse livro se deu após Ransom Riggs achar fotos antigas e curiosas e perguntar a sua editora se poderia utiliza-las em um livro de imagens, assim surgiu uma grande obra. Ransom Riggs, na minha concepção, conseguiu criar uma grande aventura juvenil que faz uma analogia a dura história da perseguição dos alemães aos judeus ( especificamente nessa histórias, as crianças). Protegidas por grandes seres, essas crianças escaparam de massacres e enfrentaram os mais terríveis monstros.

O livro sem dúvida possui uma leitura muito envolvente e fluida que prende totalmente a atenção do leitor. Eu particularmente já quero ler toda a série, mas infelizmente ainda não tive acesso aos outros volumes em português ( tenho toda a série em inglês). Até o momento, li apenas o livro dos contos peculiares ( sim, há um livro com várias histórias do universo, pois devemos gastar muito dinheiro em livros) e esse volume. Na história temos vários personagens incríveis que são muito bem trabalhados e desenvolvidos, junto com a trama, além do Jacob ( eu particularmente adorei o Millard. A história está envolta de um grande mistério a ser revelado, que graças a Deus é revelado logo no primeiro livro, então não se preocupem.

Para quem não sabe, o livro também ganhou uma adaptação para os cinemas. Produzido pela Disney e dirigido por Tim Burton, o filme também tevê grandes nomes em seu elenco como Asa Butterfield, Eva Green e Samuel L. Jackson, mas infelizmente não desbancou. Na época em que assisti pelo menos, achei um bom filme, mas quem já tinha lido o livro não aprovou a adaptação. Enfim, essa edição publicada pela editora Leya te dar uma boa oportunidade de começar a ler a série sem arriscar gastar muito, em uma edição BBB ( boa, bonita e barata ).

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares;
Autora: Ransom Riggs
Publicação: Leya
Lançamento: 2016
Páginas: 330
Compre na Amazon
Sobre Ransom Riggs
Ransom Riggs é um escritor e cineasta americano, conhecido por seu livro Miss Peregrine's Home for Peculiar Children.
João Sertório
PUBLICADO POR

Sou meio louco, gosto de tudo um pouco e amo aprender coisas novas todo dia. Sou Nerd ,Geek, Otaku, Dorameiro, BookaHolic , Poliglota e ainda arranjo tempo para praticar meus esportes favoritos.

Postar um comentário

Copyright © Pausa Para um Capítulo. Designed by Everton As