Resenha | O Ceifador, de Neal Shusterman


A humanidade venceu todas as barreiras: fome, doenças, guerras, miséria… Até mesmo a morte.

Sinopse: A humanidade venceu todas as barreiras: fome, doenças, guerras, miséria… Até mesmo a morte. Agora os ceifadores são os únicos que podem pôr fim a uma vida, impedindo que o crescimento populacional vá além do limite e a Terra deixe de comportar a população por toda a eternidade. Citra e Rowan são adolescentes escolhidos como aprendizes de ceifador - um papel que nenhum dos dois quer desempenhar. Para receberem o anel e o manto da Ceifa, os adolescentes precisam dominar a "arte" da coleta, ou seja, precisam aprender a matar. Porém, se falharem em sua missão - ou se a cumplicidade no treinamento se tornar algo mais -, podem colocar a própria vida em risco
O que você faria se pudesse escolher quem vive e quem morre? Sem dúvida é uma ideia assustadora, afinal a alma do ser humano não foi feita para suportar tal encargo.


Essa é a premissa da nova série de fantasia publicada pela editora Seguinte no Brasil: O ceifador escrito por Neal Shusterman. Neal Shusterman é um renomado autor americano de romances Young Adults, assim como roteirista de filmes e animações para TV. O ceifador é o seu mais recente trabalho, focado no gênero de fantasia é uma incrível obra de utopia (ou será, uma distopia?).
Só a proposição do livro já é maravilhosa e interessante: uma sociedade no futuro onde todo o caos e miséria foram extintos, o único problema ainda presente é o controle populacional. Governados por uma Inteligência Artificial, a Nimbus Cumulus, a única tarefa repassada aos humanos foi o controle sobre a vida e a morte, e como sempre o ser humano faz merda. Assim nasceu a Ceifa, os ceifadores, como são chamados esses coletores, não podem ser controlados pela Nimbus Cumulus e tem total liberdade para agir da maneira que achar mais conveniente, mas não será essa uma tarefa ainda muito pesada para a humanidade?
O ceifador Faraday é um ceifador clássico, ele acredita que o seu trabalho não se trata de poder, mas de um fardo. Assim, ele encontra dois jovens que parecem partilhar de seus ideais, afinal para ser um ceifador você não deve desejar sê-lo.
Citra é uma jovem que sabe o que quer e normalmente deixa isso bem claro para as pessoas. Sempre foi uma menina bem aplicada e talentosa. Enquanto isso, Rowan é o filho do meio de uma família gigante, aquele filho que ninguém dar importância ou enxerga e assim ele leva sua vida sem chamar atenção, inclusive no colégio. Contudo, Rowan é um garoto que faz o que é certo, independente do que os outros acham, e ainda é capaz de ser frio quando necessário.
Ambos passarão por um duro treinamento, um treinamento de como matar pessoas. Assim, eles aprenderão sobre a história da humanidade, venenos, armas e artes marciais para se tornarem os perfeitos matadores. Entretanto, um contra tempo aparece durante seu treinamento e agora apenas um deles poderá se tornar ceifador, enquanto que o outro será coletado por esse.
Logo, eles descobrirão que a Ceifa não é um lugar apenas com pessoas honoráveis como o Ceifador Faraday. Ceifadores intitulados da nova geração vêm crescendo dentro dessa organização e suas ideologias perversas: pelo prazer de matança e pelo desejo de poder.
O ceifador é um livro grande, não vou mentir, com suas 400 paginas, mas é uma leitura fluida e totalmente proveitosa. Acho que muito mais que uma boa história de fantasia, é uma bela critica a humanidade. Não importa quanto tudo esteja perfeito, somos sempre dominados por nosso espirito de soberba, e assim caminha a humanidade (como Lulu Santos já dizia).
Sem dúvida é uma das melhores séries que li na minha vida. Com personagens muito bons e que evoluem junto com a história, um enredo que prende o leitor e um final com uma incrível reviravolta, o livro só não é melhor que o segundo volume que é muito foda ( só a leitura do segundo, já vale a do primeiro livro)
Até o momento, já foram publicados 2 volumes da série no Brasil, mas já há previsão de mais um volume no exterior com o título The Toll (O pedágio), que aparentemente findará a série. Entretanto, uma grande noticia para os fãs é a adaptação do livro para as telonas, mas ainda sem grandes atualizações do estúdio infelizmente.


O Ceifador
Série: Scythe
Autor: Neal Shusterman
Editora: Seguinte
Lançamento: 2017
Páginas: 448
Compre na Amazon
Sobre Neal:
Neal Shusterman é um escritor americano de ficção para jovens adultos. Ele ganhou o National Book Award de Literatura dos Jovens por seu livro Challenger Deep.
Copyright © Pausa Para um Capítulo. Designed by Everton As