Resenha | ECOS- PAM MUÑOZ RYAN


Sinopse: Três irmãs chamadas Eins, Zwei e Drei. Um, Dois e Três. Três princesas que escaparam das garras da morte para se tornar prisioneiras de uma bruxa. A única maneira que elas têm para quebrar o feitiço e escapar da floresta onde vivem é através da música. Uma harmonia em três vozes capaz de viajar pelo tempo e espaço, e tocar profundamente a vida das pessoas que a escutam.

A Darkside Books traz ao Brasil mais uma obra incrível da fantasia: Ecos. A obra é uma publicação da premiada escritora norte americana Pam Muñoz Ryan, esta que ainda lhe rendeu o prêmio Newbery Honor Book. O livro é um fantasia que tenta resgatar toda a magia dos contos de fadas publicados pelos irmãos Grimm.

Como em toda a obra publicada pela Darkside não podemos deixar de elogiar o trabalho primoroso de design e acabamento dessa obra. Em capa dura, o livro apresenta uma bela capa e contracapa que harmoniza-se com a cor do corte das páginas do livro e com as suas guardas. É absolutamente mais uma obra que você compraria apenas pela beleza da capa e que ficaria muito bela em sua estante de livros.


Com uma história leve, o livro é uma ótima opção de leitura relaxante para o leitor. Apesar da comparação com os contos de Grimm, não deve-se esperar elementos do terror como escutamos de suas verdadeiras versões das histórias. 

O enredo do livro inspira-se nas nossas clássicas histórias de contos de fadas. No prologo do livro conhecemos então a história das princesas Eins, Zwei e Drei ( para quem não sabe, são os numerais 1, 2 e 3 em alemão) que foram deixadas aos cuidados de uma bruxa, após o seu pai, o rei, recusar o seu nascimento por almejar um herdeiro homem para assumir o trono. Entretanto, após a morte do rei, é revelada a verdade a seu irmão que imediatamente ordena o retorno das princesas. A bruxa, com raiva por perder suas criadas, lança sobre as princesas uma maldição, onde apenas obterão sua liberdade após salvarem a vida de alguém e seu único meio de acesso ao mundo externo é através de uma gaita.

Assim embarcamos em três contos que perpassam por diversos períodos históricos como da Primeira e Segunda Grandes Guerras Mundiais e a depressão econômica que assolou os EUA em 1930. As histórias do livro são repletas de musicalidade, onde você é capaz de sentir a música em cada página desse livro, com cada conto do livro complementado por uma letra de música e uma tablatura para gaita. 

No primeiro conto, conhecemos o primeiro destino da gaita viajante ( quase o livro 4 garotas e um jeans viajante) no ano de 1933 na Alemanha. Conhecemos Friedrich , um garoto alemão com problemas de socialização devido a uma marca de nascença em seu rosto e uma doença nervosa cerebral em uma Alemanha no inicio da implantação do nazismo, mas com um amor e um talento sem precedente para a música. Assim com seu pai e seu tio, eles tentaram se opor a esse novo regime truculento contra a perseguição aos judeus e as politicas de purificação da raça ariana e sua maior arma contra tudo isso é a sua música.

No segundo conto, a gaita segue sua viagem a 1935 nos Estados Unidos. Lá conhecemos os irmãos Mike e Frankie que vivem em um orfanato comandado por uma megera. O único desejo dos irmãos é não serem separados na adoção, mas parece que eles possuem pouco tempo antes desse inevitável evento. Contudo um belo dia, sua sorte muda após uma bela apresentação de piano de Mike, habilidade essa que aprendeu tudo que sabe com sua avó, para um desconhecido. Eles então são finalmente adotados, mas as suas adoções não eram as esperadas por sua nova tutora. Eles então terão a missão de curar um coração e permitir a música fluir novamente por sua nova casa.


No terceiro conto, a gaita chega a 1942 ainda nos Estados Unidos. Onde conhecemos Ivy, uma norte americana de descendência latina, que vive de mudança com sua família (sempre de um lado para outro) atrás de uma residência e fonte de renda fixa para se fincarem em um local. Aparentemente surgiu a oportunidade que sua família esperava e mais uma vez Ivy deverá recomeçar a sua vida em uma nova cidade e uma nova escola. Porém, a sua nova vida não é bem o que ela esperava e a pequena menina ainda deve lidar um grande mistério que envolve a propriedade em que estão morando, mistério esse que pode envolver a segurança dos Estados Unidos. 

Assim todas as histórias chegam a seu clímax e os retalhos da história são finalmente unidos em uma única colcha no Grand Finale. As linhas são bem tênues, mas no final é possível enxergar onde cada história dá continuidade à outra e como a música está unindo tudo isso. Assim a autora Pam Muñoz constrói uma bela narrativa para encantar a todos em um belo concerto musical.



ECOS
Autora: PAM MUÑOZ RYAN
Publicação: Darlside
Lançamento: 2017
Páginas: 368
Compre na Amazon
Sobre PAM MUÑOZ RYAN
Pam Muñoz Ryan é uma escritora americana para crianças e jovens adultos, particularmente no gênero multicultural. Muñoz Ryan nasceu em Bakersfield, Califórnia, e é meio mexicano com influências culturais bascas, italianas e oklahomanas.
João Sertório
PUBLICADO POR

Sou meio louco, gosto de tudo um pouco e amo aprender coisas novas todo dia. Sou Nerd ,Geek, Otaku, Dorameiro, BookaHolic , Poliglota e ainda arranjo tempo para praticar meus esportes favoritos.

Postar um comentário

Copyright © Pausa Para um Capítulo. Designed by Everton As