Sexta Geek: Clara Carcosa, de Juliana Fiorese


Macabro e fortemente brasileiro, Clara Carcosa é uma das melhores HQs de 2018!

Sinopse: Clara Carcosa é a história de uma garota que encontra-se perdida e se depara com um ambiente repleto de seus maiores medos: solidão, escuridão e silêncio profundo.
Sem nenhuma lembrança do que pode ter acontecido com ela e até mesmo sem saber que lugar é aquele onde ela está, Clara sai em uma jornada, percorrendo caminhos hostis para buscar respostas concretas.
No percurso, a protagonista envolve-se em seus piores pesadelos, Clara vai descobrindo todo mistério que a envolve e desvendando os segredos mais sombrios que estão à sua volta.
O que ela não sabe é que há portas que nunca deveriam ser abertas
.


Eu nunca tinha apoiado um projeto no Catarse. Esse ano apoiei três! Apoiei porque acompanho os ilustradores e seus outros trabalhos e acredito no potencial deles de produzir coisas incríveis e Clara Carcosa é o primeiro dos recebidos nesses apoios.


Acho que devo deixar logo avisado que Clara não é uma HQ para crianças. A classificação é 16 anos, então PELO AMOR DA DEUSA, não leia e mostre essa história para pequenas pessoíneas.


A Juliana tem um traço que já consigo identificar mesmo sem a assinatura dela. É marcante, lindo e presente em toda obra. 
Eu realmente não sei o que estava esperando quando apoiei o projeto... Ajudar um artista a realizar seu sonho? Talvez, mas o que eu não esperava é ficar assustada com a história que a Juliana costurou e impressionada com a qualidade da HQ impressa.


"Passam os séculos e os homens, mas repetem-se os fatos e suas causas."


Com muita destreza, Clara surpreende ao colocar o terror aqui no nosso quintal e essa parte me deixou...

Brincando com o delírio e a negação humana, Clara Carcosa se joga na solidão e como pode deixar uma pessoa louca. Em vibes de dia de los muertos, eu não posso contar muito da HQ além da sinopse lá em cima, mas posso dizer que para quem gosta de terror e horror e quer ficar impressionado, essa é a pedida.

P.S.: Os extras lá atrás na HQ são maravilhosos! Quais as principais inspirações para a obra, parte do processo criativo e uma galeria com artes de artistas convidados para reimaginar a obra (vontade de tirar as páginas e colocar em quadros).


Clara Carcosa
Autora: Juliana Fiorese
Publicação: Independente
Ano: 2018
Páginas: 120
Juliana Fiorese
Juliana é artista, tem formação em arquitetura, design gráfico e pós-graduação em Comunicação e Marketing para as Mídias Digitais. Tem bagagem pelo livro "Mônica(s), da MSP e "Clara Carcosa" é sua primeira HQ.
Renata Pamplona
PUBLICADO POR

"Lendo e resenhando muita coisa da cultura pop. Inevitavelmente Geek e apaixonada por mais personagens fictícios que pode contar."

Copyright © Pausa Para um Capítulo. Designed by Everton As