[Resenha]: A CABEÇA NA CAMA- FILIPE NASSAR LARÊDO



Sinopse: Tomás é um homem ambicioso, que começa sua carreira como bancário e depois torna-se um bem-sucedido e rico gerente em uma empresa de investimentos financeiros. Trabalhando exaustivamente e sem muitos escrúpulos ou valores morais, não mede esforços para conseguir engordar seus ganhos. E o pouco tempo que tem com a família é recheado de contatos mecânicos e distantes.

Até que um dia, durante o início de uma viagem de férias, Tomás recebe o telefonema do pai, responsável pelo apartamento durante sua ausência, e escuta uma notícia inesperada: surgiu uma cabeça em sua cama. Atordoado, ele volta para casa e, dominado pelo acontecimento insólito, precisa desvendar os segredos que a cabeça esconde.

Inspirados nas tragédias gregas e no estilo kafkiano, a editora Empíreo nos apresenta o livro A Cabeça na Cama, escrito por Filipe Larêdo. Filipe é paraense e tem como primeiro livro publicado A Cabeça Na Cama. Filho de escritor, também é editor da editora Empíreo. Seu livro é um romance com pitadas nonsense e com narrativa neofantastica.


A história gira em torno de Tomás, assim como todo homem nos dias atuais, é uma pessoa ambiciosa que passa por cima de tudo e a todos por seus objetivos. Viciado em seu trabalho, rapidamente cresceu em sua carreira, podendo, em vista disso, proporcionar a sua família tudo o que desejam. Entretanto, como tudo na vida, esses ganhos cobraram seu preço e sua relação familiar se tornou recheada de contatos mecânicos e distantes e isso também causou grande prejuízo a sua saúde.

Tomás então decide, após dois anos ininterruptos de trabalho, tirar férias por recomendação de seu médico e para tentar reatar sua relação familiar. Com tudo perfeitamente programado, finalmente sua família sai de férias, mas um acontecimento grotesco acaba estragando a sua viagem: Há uma cabeça na sua cama, e agora a parada começa a ficar louca.

A cabeça na cama é aquele livro que você ler em uma sentada, e não é por que é um livro fino, a história é muito fluida. Com uma linguagem simples e direta, o autor nos faz viajar na história junto com o personagem, mas ao mesmo tempo te faz pensar em várias questões – inclusive, em que erva que ele fumou?. A história intercala entre capítulos no presente e com flashbacks passado do personagem, possibilitando ao leitor unir as pontas soltas da história assim como entender como a situação chegou aquele ponto.

O livro é uma verdadeira obra de arte. E como tal, é possível a cada pessoa tirar para si uma lição, assim como também achar que é apenas uma história louca, mas, sem dúvida, o leitor encontrará em suas páginas grandes ensinamentos filosóficos. 

O livro tenta fazer o leitor compreender que o bem mais precioso do homem é o seu tempo. Durante toda a narrativa, assistimos a vida do personagem se esvair em sua busca incessante por dinheiro e poder. Isso nos leva a pensar: será que tudo isso vale mesmo a pena? Quanto custa o seu tempo, a sua vida? 


Sem dúvida, o momento mais impactante do livro é o encontro de Tomás com a cabeça na sua cama, tentando compreender toda aquela loucura ( assim como nós). E isso nos faz questionar: Será que é realmente possível entender? Ou apenas ainda não estamos prontos? Passamos a vida tentando encontrar respostas, mas tudo no final acaba não passando de um eterno loop, pois a maioria pessoas não estão prontas para mudar. Parece que nascemos apenas para estudar, trabalhar, casar, procriar e então finalmente morrer e assim a vida segue, mas podemos ser muito mais que isso. 

Por fim, uma grande notícia para os paraenses é que o livro será lançado nessa quinta-feira, na Livraria Fox da Dr Moraes às 17 h. E em conjunto, o escritor Salomão Larêdo fará o relançamento de seu livro Cabaré dos Bandidos (1989). Então, corre lá e não perde essa oportunidade de conhecer o autor, conseguir seu autógrafo e ter um papo cabeça com ele.


A CABEÇA NA CAMA
Autor(a):FILIPE NASSAR LARÊDO
Editora: Empíreo
Ano: 2018
Livro físico: 144 páginas
Compre na Amazon
FILIPE NASSAR LARÊDO
O AUTOR Em seu primeiro livro, Filipe Nassar Larêdo aproxima o realismo ao inverossímil e ao lado grotesco e cruel da condição humana. Com referências que vão desde as principais tragédias gregas, de Sófocles e Eurípedes, até Franz Kafka, Adolfo Bioy Casares e Jorge Luis Borges, A cabeça na cama é um romance com pitadas de nonsense e narrativa neofantástica.
João Sertório
PUBLICADO POR

Sou meio louco, gosto de tudo um pouco e amo aprender coisas novas todo dia. Sou Nerd ,Geek, Otaku, Dorameiro, BookaHolic , Poliglota e ainda arranjo tempo para praticar meus esportes favoritos.

Copyright © Pausa Para um Capítulo. Designed by Everton As