[Resenha]: Um Planeta em Seu Giro Veloz - Madeleine L’engle


- Isto é um absurdo. Depois de tudo pelo que passamos, quem diria que eu ia acabar como um centauro, com você permanentemente afixado às minhas costas?
Sinopse: Um unicórnio, um menino e o vento, juntos em uma só velocidade! Quando Charles Wallace Murry, agora com quinze anos, grita em desespero a invocação de uma antiga runa para afastar a escuridão, uma criatura radiante aparece. É Gaudior, unicórnio e viajante do tempo. Charles Wallace e Gaudior devem viajar até o passado através dos ventos do tempo e tentar encontrar um Pode-Ter-Sido, um momento do passado em que todos os eventos que se seguiram até o presente podem ser mudados, e o futuro da Terra – esse pequeno planeta em seu giro veloz – pode ser salvo.

Os irmãos Murry, Charles Wallace e Meg, retornam a mais uma aventura fantástica agora pelo universo e o tempo. Um Planeta em Seu Giro Veloz é o terceiro livro (de cincos) da série Uma dobra no Tempo, que recentemente ganhou as telinhas em uma adaptação produzida pela Disney, escrito por Madeline L’engle. Para quem não sabe, a série é um clássico da literatura infantil no exterior, ganhando inclusive diversos prêmios, e que bem antes de JK Rowling já quebrou preconceitos. O livro é uma fantasia com uma pegada cientifica e religiosa, uma mistura singular muito bem trabalhada no livro, que te leva a uma fenomenal aventura.

Devo parabenizar o trabalho incrível da Harper Collins com o designer de capa novamente, pois é um livro mais lindo que o outro, e outra: o custo/beneficio do livro ( que ainda é de capa dura) é muito bom. São livros que você quer ter na sua coleção e que vão abrilhantar a sua estante. Eles possuem uma ótima diagramação e não são grandes, então você pode levar para ler em qualquer lugar. A história é bem fluida, e você consegue ler em até uma sentada, ainda mais por que você não vai querer solta-lo. Os livros podem ser lidos separadamente sem prejuízo a história, mas os livros não deixam de ter ligações entre si.

O terceiro livro da série é o mais criticado pelos fãs, mas não pela história. A autora recebeu diversas cartas, na época, de seus fãs indignados sobre o futuro de Meg na saga. A história dar um salto no futuro e nossa protagonista, entre tantas oportunidades, torna-se uma dona de casa à espera de um filho. A reposta da autora fora que assim como Meg poderia escolher ser uma cientista, ela também poderia escolher ser uma dona de casa (é, não me convenceu também). Então, avocou-se o protagonismo ao personagem de Charles Wallace.


Enfim, o enredo gira em torno da ameaça de um ditador insano que ameaça iniciar uma guerra nuclear e o único capaz de detê-lo é Charles Wallace, segundo a senhora O’Keefe ( mãe de Calvin e sogra de Meg). Então, Charles Wallace (junto com Meg em desvelo) parte em uma aventura por diferentes épocas da história, com a ajuda de um Unicórnio chamado Gaudior, para deter o louco ditador, mudando os rumos da história e impedindo o Pode-Ter-Sido planejado pelos Ectrois. 

Sem dúvida, é o melhor livro da série, apesar da mancada da autora, pois embarcamos em diferentes histórias e personagens durante todo o livro, ou seja, é um livro recheado de aventura. Percorremos a época do surgimento dos primeiros homens na terra, das tribos indígenas (antes da colonização da América), dos primeiros colonos da América, e ainda por outras épocas, até os dias atuais da história do livro. As histórias incialmente parecem não está conectada, mas conforme chegamos ao final do livro, tudo começa a fazer sentido e a história fecha de forma excepcional.

A Harper Collins já anunciou o lançamento do 4º livro da série ainda para esse ano. Muitas Águas é o próximo volume da série e já está em pré-venda com lançamento para 15 de agosto. Então, corra e garanta o seu!


Um Planeta em Seu Giro Veloz
Autor(a): Madeleine L’engle
Editora: Harper Collins Brasil
Ano: 2018
Livro físico:272 páginas
Compre na Amazon
Madeleine L’engle
Madeleine L'Engle foi uma escritora estadunidense. Seu livro A Wrinkle in Time foi adaptado ao cinema pela Walt Disney Pictures em 2018.
João Sertório
PUBLICADO POR

Sou meio louco, gosto de tudo um pouco e amo aprender coisas novas todo dia. Sou Nerd ,Geek, Otaku, Dorameiro, BookaHolic , Poliglota e ainda arranjo tempo para praticar meus esportes favoritos.

Copyright © Pausa Para um Capítulo. Designed by Everton As