Vi na Netflix: 13 Reasons Why



A culpa nunca é da vítima!

"A temporada 2 de 13 Reasons Why retrata as consequências da morte de Hannah e a difícil jornada de nossos personagens rumo à recuperação. A escola Liberty se prepara para ir a julgamento, mas alguém quer impedir a todo custo que a verdade sobre a morte de Hannah venha à tona. Fotos ameaçadoras levam Clay e seus colegas à descoberta de um segredo terrível - e uma conspiração para encobri-lo."



Com uma pegada mais diferente e pronta para solucionar algumas pontas soltas, 13 Reasons Why veio causando algumas divergências e chocando como sempre.

Caso você ainda não tenha visto a segunda temporada, essa crítica pode ter alguns spoilers. Então tome cuidado e a partir daqui, é por sua conta e risco.

Eu me encontro aqui, parada olhando para tela e pensando como eu vou descrever a minha experiência assistindo a segunda temporada de 13 Reasons Why. Fui de altos e baixos durante os treze episódios, mas posso adiantar que foi uma experiência muito melhor que a primeira.
A série teve  cuidado de deixar explicito o episódio que teria um possível gatilho (motivo que foi bem criticada na temporada passada) ou não para você, e indicando com quem deveria falar caso sentisse que estava passando por coisas parecidas.
Continuando a abordar temas polêmicos, onde o seu foco principal foi o Assédio/Abuso sexual, bullying, posse legal de armas e drogas. E principalmente quando o tema era o abuso, como a culpa nunca é da vítima.


Tive a sessação de que eles tiveram mais licença poética para trabalhar nessa temporada, sem estAR preso em uma história que já existe, eles puderam abordar melhor e mais profundamente em alguns temas. O foco não foi contar sobre a história da Hannah, que já foi contada na primeira temporada, e sim nos 13 porquês. Em como eles estão lidando com a culpa e consequências do que foi dito nas fitas.
Falando em fitas, elas também não são o foco, e sim polaróides que são deixadas estrategicamente para que o Clay tenha pistas de como incriminar Bryce pelo o que ele tinha feito.

As fitas eram apenas o começo

Em meio a trama das consequências, de quem está tentando a todo custo esconder a verdade e quem está deixando as fotos, você vai se deparar com o julgamento do processo contra a escola que o pais da Hannah estão movendo. Aí vem um dos pontos altos pra mim da temporada, cada episódio é narrado por um dos "porquês", contando sua versão dos fatos, como era o seu relacionamento com vítima e revelando segredos que eu confesso, me surpreenderam muito.
Principalmente a série tentou desconstruir a "Hannah perfeita", que muitas vezes o Clay e a própria narrativa te mostravam, em como não só os 13 porquês foram a causa do suicídio e muitas outras coisas.


Você vai ver pessoas tentando contar a verdade, alguns acreditando, outros não. Pessoas tentando esconder a verdade e principalmente admitindo os seus erros.


O depoimento do Sr. Potter, foi um dos mais emocionantes.

Alguns personagens meio que foram "esquecidos no churrasco", apareciam só na hora do seu depoimento e depois eram irrelevantes para a história, em compensação os personagens novos foram bem aproveitados, não foram apenas figurantes.
Às vezes algumas falas eram clichês e "frases prontas" quando iam abordar algum tema específico que precisava de uma certa mensagem mais específica para o público, mas outras foi emocionante ver, principalmente as personagens dando o seu depoimento sobre abusos recebidos.
Muito se falou da forma que a Hannah se mostrou presente na história, eu tenho a minha teoria do porquê, porém seria um spoiler muito grande para contar aqui. Qualquer coisa manda um e-mail pra gente do Pausa que respondo rapidinho ;).


Agora vamos falar do assunto que eu amo: os Ships! Desculpa, Clay! Eu shipei muito a Hannah com ele na primeira temporada, porém essa me trouxe gratas surpresas, se liga na zona de spoilers a baixo, por sua conta em risco.

Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler 


Tony e o professor de Box! Sim o personagem do Henry Zaga não apareceu nessa temporada, porém ganhamos esse ship MARAVILHOSO no lugar.


Agora o motivo maior dessa zona de Spoiler. Porque me tombas, Hannah? E não me contou desse shipzão na temporada passada? Corre no twitter e procura por Hannah e Zack... é cada print, meu bem!

Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler 

No geral essa temporada foi muito boa, com uma das cenas no ultimo episódio mais chocantes que eu já vi! Concorrendo pesado com a cena o suicídio na temporada passada. Uma coisa vamos combinar, eles sabem chocar as pessoas.
A segunda temporada conseguiu fechar bem a história da Hannah e nos deixou com um gostinho que vem um terceira temporada por aí, onde o foco não vai ser ela e sim outras pessoas ou não.


13 Reasons Why 2
Estúdio/Divulgação: Netflix
Direção: Kyle Patrick Alvarez
Ano: 2018
Elenco: Alisha boe, Brandon Flynn, Dylan Minnette, Katherine Langford
Carol Lima
PUBLICADO POR

Adoro um bom drama, e costumo dizer que se eu não chorar em alguma parte do livro não valeu a pena. Costumo ler de tudo um pouco, porém tenho um fraco por romance.

Copyright © Pausa Para um Capítulo. Designed by Everton As