[Resenha]: HERÓIS DE NOVIGRATH - Roberta Spindler




"Guardar os verdadeiros sentimentos para si nunca faz bem. Uma pessoa tem que ser livre para fazer suas escolhas, para cometer os próprios erros."



Sinopse: Heróis de Novigrath é mais do que um jogo de computador. É um esporte. Uma paixão mundial que atrai milhões de torcedores fanáticos para estádios, banca equipes famosas e leva seus jogadores do chão ao topo — e vice-versa. Pedro sabe bem como uma carreira pode desabar de uma hora para a outra. Heróis de Novigrath ainda é seu grande amor, mas seus dias de glória terminaram.
Ou é o que ele pensa, até receber a visita de Yeng Xiao — seu herói favorito do game. Quando o guerreiro se materializa em sua casa, Pedro acha que perdeu o juízo, mas a verdade é que HdN é mais real do que ele poderia imaginar. Ao redor do mundo, jogadores alimentam o game com sua paixão e, sem saber, com sua energia vital. Agora, os monstros da terra de Novigrath estão a um passo de invadir o nosso mundo, e os Defensores de Lumnia precisam de um time que possa restaurar a força do lado dos heróis.
Pedro já deixou que sua ambição o derrubasse uma vez, mas Xiao tem certeza de que ele é a pessoa certa para montar o novo time. Por todo o país, cinco jovens mal imaginam a missão que os aguarda. Heróis de Novigrath é muito mais do que um jogo — é o futuro de todos eles.


Temos escritora Paraense na Suma de Letras ( uhuuuuu!!!). Roberta Spindler está de volta, em uma nova editora e com uma nova história incrível. Heróis de Novigrath é um livro de literatura fantástica contemporânea e nos imerge no mundo dos e-sports, em uma aventura extraordinária e recheada de referências nerds. Roberta é belenense, nerd assumida e uma leitora voraz. Escreveu os livros Contos de Meigan e a Torre acima do véu, entre muitos outros.

Primeiramente, devo parabenizar a suma pela capa do livro, totalmente incrível e chamativa, com certeza é um livro que você compraria pela capa e ainda mais pela sua história. Imergindo totalmente no universo dos e-sports (esportes eletrônicos), Heróis de Novigrath é um livro de aventura totalmente cativante e fora da caixa. 


O livro discute assuntos como as dificuldades de uma carreira profissional para os jogadores de e-games (jogos eletrônicos), a discriminação do meio com as jogadoras femininas e ainda sobre a importância dos jogos, tanto na construção de amizades quanto na superação de desafios pessoais.

Heróis de Novigrath trabalha com o velho ingrediente da jornada do herói em um enredo inovador. As tramas são muito bem trabalhadas e distribuídas. O livro nos traz uma leitura bem fluida e personagens bem construídos, que crescem junto com a história e cada qual com sua importância. Os cenários são bem trabalhados e detalhados, o que permite, perfeitamente ao leitor, contextualizá-los perfeitamente com a história.

Cheio de referências nerds, o livro apresenta uma pequena introdução ao universo dos jogos de MOBA e ao estilo de vida dos próprios jogadores, o que permite a qualquer leitor se situar perfeitamente nesse universo. Temos ainda referências à cultura coreana de forma muito presente na história, como ao próprio gênero de música coreana ( K-pop) assim como a própria educação oriental, muito exposta na vida de um dos personagens principais com ascendência coreana .


Nossos personagens são de diferentes partes do Brasil, com diferentes etnias, gêneros e sexualidade. Temos um ex-jogador de HdN (Heróis de Novigrath) ,que depois de vários erros durante sua carreira e sua vida, cresce e se torna o background de nossos heróis. Um grande jogador de ego inflado, que aprende que talento não é tudo quando se joga em equipe e que às vezes precisamos amadurecer e pensar que não estamos sempre em primeiro lugar. Uma personagem de personalidade forte que se sacrifica e incentiva seus amigos, impõem-se sobre um universo machista, assim como aprende a superar seus próprios medos. Um personagem que atua como suporte, que é uma classe esnobada no mundo dos e-games, mostra o quanto é importante para equipe como qualquer outro jogador, e que pode se tornar um grande líder. O brincalhão da equipe que não acredita na sua importância, mas é aquele que nos momentos mais importantes levanta a moral de todos. E aquela personagem que acredita não possuir nenhuma confiança, mas conforme a história avança, descobre ser mais forte que imaginava.

A autora trabalha o livro em diversos ângulos. São exploradas as batalhas pessoais de cada personagem, um pequeno toque de relacionamento amoroso (que sinceramente achei desnecessário, o romance não engatou e também não shippei) e ainda um enredo recheado de batalhas ferozes imersas e emersas e ainda partidas eletrizantes do jogo (inclusive, queria jogar também).

Heróis de Novigrath é um ótimo livro de aventura nerd que você senta para ler e não ver o tempo passar. Com inicio um pouco lento, quando a história a engata não para mais, inclusive com situações que surpreendem ao leitor. Um livro que não pode faltar na estante de todos, principalmente dos nerds de plantão. O livro com certeza entrou para o meu Hall de livros favoritos.


"- Todo time requer união, Epic. Tem que se mover como uma unidade, uma força. Você ganha ou perde como uma equipe, como uma família. Não posso prometer o melhor resultado hoje, mas sei que podemos vencer. Enfrentaremos juntos o que vier."
Heróis de Novigrath
Autor(a): Roberta Spindler
Editora: Suma de Letras
Ano: 2018
Livro físico - 292 páginas
Compre na Amazon
Roberta Spindler
Roberta Spindler nasceu em Belém e é graduada em publicidade e propaganda. Nerd assumida, adora quadrinhos, games e RPG, e trabalha como editora de vídeos. É responsável pela sala temática de Literatura Fantástica no Animazon, o maior evento de cultura pop japonesa de Belém, além de fazer parte da organização da Feira Literária do Pará (FliPA). Seu primeiro livro foi A torre acima do véu (Giz Editorial, 2014).
João Sertório
PUBLICADO POR

Sou meio louco, gosto de tudo um pouco e amo aprender coisas novas todo dia. Sou Nerd ,Geek, Otaku, Dorameiro, BookaHolic , Poliglota e ainda arranjo tempo para praticar meus esportes favoritos.

Copyright © Pausa Para um Capítulo. Designed by Everton As