[Resenha] Coragem - Rose McGowan


Em mundo de misoginia, o grito de uma mulher é poderoso, mas muitas vezes silenciado por outros. Rose teve a coragem de não ficar calada. E agora?

Rose McGowan nasceu em um culto e o trocou por outro, mais visível: Hollywood.Rose McGowan se tornou uma das atrizes mais desejadas de Hollywood da noite para o dia quando foi "descoberta" nas ruas de Los Angeles. O estrelato logo se tornou um pesadelo de exposição constante e sexualização. Todos os detalhes de sua vida pessoal se tornaram públicos, e as realidades de uma indústria inerentemente machista emergiam a cada roteiro, papel, aparição pública e capa de revista. Hollywood esperava que Rose ficasse quieta e cooperasse. Em vez disso, ela se rebelou e impôs sua verdadeira identidade e voz.Ela reemergiu sem roteiros nem desculpas, corajosa, controversa e sempre verdadeira. Liderando o movimento de denúncias de assédio sexual na indústria de entretenimento ao expor os crimes de Harvey Weinstein, Rose é hoje um dos rostos do movimento feminista e não hesita ao disparar verdades e exigir mudanças.CORAGEM é seu livro em forma de manifesto cru, honesto e pungente - um relato sem censura nem piedade da ascensão de um ícone millennial, uma ativista sem medo e uma força de mudança imparável determinada a expor a verdade sobre a indústria do entretenimento, dissecar o conceito da fama, denunciar uma indústria multibilionária construída sobre a misoginia sistêmica.
É sempre mais difícil ler uma biografia do que a ficção. Aliás, eu leio para fugir da realidade, então ler biografias não é algo que eu escolho de primeira, mas não pude deixar a oportunidade de ler. Da infância com adultos abusivos (existe spoiler em biografia?), a adolescência já sabendo que as mulheres são exploradas desde cedo e uma fase adulta conturbada. Rose absorveu tudo à sua volta: como ignorar sua própria dor, seus próprios gritos, como chorar pelas outras mulheres na sua vida.
Como é possível que as mulheres possam ser tão ingênuas? Elas ignoram a realidade do que está acontecendo e acreditam no que querem acreditar.
Admito que o maior trabalho que conheço de Rose era do seriado Charmed e aquela imagem da personagem ficou comigo, mas eu não sabia nada sobre a vida da jovem. Mal eu sabia ao abrir esse livro que ela não mediria palavras em contar sua história e não sei o que é mais doloroso: o que ela passou na infância / adolescência ou como adulta na sujeira toda de Hollywood.
Ver como toda a sociedade sempre culpa a mulher é horrível, mas tão real que é triste. Como a sociedade invalida o nosso grito de socorro e vira o jogo é para destruir a alma de qualquer uma. De sets de filmagens, ao glamour de festas e premiações, a se perder e se achar, Coragem é um livro ousado, inspirador e para todas as idades e homens e mulheres. Se dê a chance de se inspirar com a vida de uma mulher que fez várias viagens entre o Céu e o Inferno e viveu pra contar.


Coragem
Autor(a): Rose McGowan
Editora: Harper Collins
Ano: 2018
Livro físico/288 páginas
Compre na Amazon
Rose McGowan
Rose Arianna McGowan é uma atriz norte-americana nascida na Itália. É conhecida principalmente por seu papel como Paige Matthews na série televisiva Charmed.
Renata Pamplona
PUBLICADO POR

"Lendo e resenhando muita coisa da cultura pop. Inevitavelmente Geek e apaixonada por mais personagens fictícios que pode contar."

Copyright © Pausa Para um Capítulo. Designed by Everton As