03 abril 2018

[Resenha]: UMA DOBRA NO TEMPO- MADELINE L'ENGLE



Uma viagem além do tempo e da imaginação

“... A loucura de Deus é mais sabia que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens. Vede irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muito os nobres que são chamados, mas Deus escolheu as coisas insensatas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir com os fortes. E as coisas ignóbeis do mundo, e as coisas desprezadas, escolheu Deus, assim como as coisas que não são, para reduzir a nada as que são.”

Não, não vou resenhar sobre a Bíblia hoje, mas sobre um livro que também ultrapassa a classificação de gênero e de tempo. Um livro infantil? Sim. Uma ficção cientifica? Sem dúvida. Uma fantasia? Absolutamente, mas assim como a autora também acredito que esse livro perpassa qualquer gênero, ele é simplesmente um livro que deveria ser escrito.

Bem, antes mesmo de JK Rowling ser abundantemente recusada, conhecemos Madeline L’engle e sua obra Uma Dobra no tempo, um livro voltado para o publico infantil totalmente fora dos padrões, mas quem gosta de padrões, não é mesmo? E por ser tão único, o livro se tornou um sucesso e um clássico que todos deveriam ler.

Sinopse: Era uma noite escura e tempestuosa; a jovem Meg Murry e seu irmão mais novo, Charles Wallace, descem para fazer um lanche tardio quando recebem a visita de uma figura muito peculiar. “Noites loucas são a minha glória”, diz a estranha misteriosa. “Foi só uma lufada que me pegou de jeito e me tirou da rota. Descansarei um pouco e seguirei meu rumo. Por falar em rumos, meu doce, saiba que o tesserato existe, sim. ” O que seria um tesserato? O pai de Meg bem andava experimentando com a quinta dimensão quando desapareceu misteriosamente… Agora, com a ajuda de três criaturas muito peculiares, chegou o momento de Meg, seu amigo Calvin e Charles Wallace partirem em uma jornada para resgatá-lo. Uma jornada perigosa pelo tempo e o espaço. 


Em uma nova roupagem totalmente incrível, a Harper Collins nos traz esse clássico em capa dura, dividido em um total de 5 volumes, com extras , bem legais, sobre a vida da autora. Com uma leitura bem fluida, o livro é pequeno e você consegue leva-lo para qualquer lugar e infelizmente quando ver já acabou de lê-lo e já quer o próximo. 

O livro é um misto de ciência, fantasia e teologia, sendo esse último bem singelo (como podemos ver em outras obras famosas, como As crônicas de Nárnia). O mais incrível de tudo é a forma como a autora trabalha com grandes teorias físicas de forma tão simples, que qualquer pessoa pode compreender. Eu comparei muito o livro, em alguns pontos, com O Guia do mochileiro das Galáxias do Douglas Adams, mas sem todo aquele sarcasmo britânico, afinal o livro é voltado para o público infantil. Os elementos fantásticos também são muito presentes na história e suas descrições são tão incríveis que faz você viajar junto com os personagens. 


Quanto aos personagens, destaca-se como protagonista Meg, uma garota de 14 anos, forte e empoderada e que enfrenta tudo e a todos por sua família, mas vale lembrar que a personagem ainda é uma criança e ainda tem muito a crescer. Entretanto, o destaque para mim, foi o Charles Wallace, uma criança prodígio e destemida, mas tenho que confessa que um pouco arrogante. Ele é o personagem que mais tenho expectativas e espero que nos próximos livros possamos ver seu poder cada vez maior. O Matt acabou sendo um personagem que apareceu e entrou na aventura do nada e serviu como apoio para os dois irmãos. As entidades Sra. Quequeé, Quem e Qual são imprescindíveis para o decorrer da história no inicio, mas no final acabam correspondendo ao mestre dos Magos na Caverna do Dragão, sumindo no momento mais importante, mas tenho que confessar que adoro as citações da senhora Quem. 


Uma grande surpresa, ou talvez não, será a adaptação do livro para os cinemas pela Disney. Pelo que já pode notar no trailer, o filme tem uma belíssima fotografia e como todos os filmes da Disney, é como um sonho se tornando realidade. Tenho grandes expectativas quanto ao filme, espero que façam uma boa adaptação, mas só vendo para saber. O filme será estrelado por grandes estrelas como Oprah Winfrey, Reese Witherspoon e Chris Pine, então sem dúvida um filmaço. O filme tem previsão de estreia para 29 de março de 2018 nos cinemas brasileiros, então você já pode correr para conferi-lo, mas antes dá uma passada na livraria e compra o livro.


Trailer:





Titulo: Uma Dobra no Tempo;
Autor(a): Madeleine L’engle;
Capa dura: 240 páginas;
Editora: Harper Collins Brasil;
Ano: 2017;
Idioma: Português;
Compre na Amazon;
Classificação: 4.5/5