[Resenha]: Um vento à Porta - Madeleine L’engle



Voltamos a mais uma aventura com Meg, Charles Wallace e Calvin.

Um Vento à Porta é o segundo livro da série Uma Dobra no Tempo (confira a resenha do primeiro livro aqui ), escrita por Madeleine L’engle. A série está de volta ao Brasil, publicada pela Harper Collins Brasil. Madeline L’engle e sua obra Uma Dobra no tempo, é um livro voltado para o publico infantil, totalmente fora dos padrões, mas quem gosta de padrões, não é mesmo? E por ser tão único, o livro se tornou um sucesso e um clássico que todos deveriam ler. A série, na época de seu lançamento, teve uma tiragem pequena, mas ao ser publicado, rapidamente ganhou o público e a critica, rendendo diversos prêmios à autora.

Sinopse: Charles Wallace está em perigo. E o mundo todo também.Quando a família Murry pensava que os problemas haviam terminado, um novo desafio surge. Charles Wallace agora tem seis anos de idade e na escola o menino se tornou um problema. Sofrendo bullying constante, Meg acha que o novo diretor da escola deveria ser responsável pelo menino, mas Charles Wallace fica terrivelmente doente antes que ela possa ajudá-lo.Mas há algo estranho acontecendo. Charles Wallace diz a Meg que há dragões no quintal de casa e ela descobre que os dragões na verdade são Proginoskes, querubins feitos de asas, vento e chamas. E mais uma vez este é só o começo de uma nova aventura, onde Meg e seu amigo Calvin precisam correr contra o tempo para salvar seu irmãozinho. E, para fazer isso, eles devem partir em uma viagem para dentro do corpo do menino e lutar para restaurar a brilhante harmonia do universo.Junte-se a Meg, Calvin e Charles Wallace nesta nova aventura repleta de seres incomuns, mundos novos e muitos heróis que precisam ultrapassar seus medos para salvar o mundo!


Madeline L’engle nos traz mais um livro que mistura ciências, religião e fantasia, e por incrível que pareça, o faz com louvor, de novo. É um livro de ciência avançada para todas as idades, afinal a autora consegue explicar de forma acessível teorias que mesmo alguns adultos tem dificuldade de aprender. Junto à ciência ainda temos leves toques religiosos, o que fez, até mesmo, a série ser criticada por ambos os lados (religioso e cientifico), na época de seu lançamento. 


A Harper Collins Brasil traz mais uma edição maravilhosa produzida em capa dura e com um belo designer, que faz você querer o livro na sua estante. O livro não é bem uma continuação direta da história, até acharia possível lê-lo fora de ordem, mas claro que alguns pontos podem ficar sem entendimento (contudo nada que prejudique a história). Meg, Charles Wallace e Calvin estão de volta à história, mas muitos personagens de Uma Dobra no Tempo sumiram, inclusive parece que nunca existiram e que a história nem aconteceu, às vezes.

Nessa nova história, Meg assume o total protagonismo da história, apesar de mais velha, ainda vemos pequenos traços da personagem como uma criança emburrada, mas também temos a velha Meg: corajosa e disposta a aprender e proteger a sua família. Calvin acaba se tornando mais um personagem na história e fica servindo apenas como apoio e como namorado de Meg. Charles Wallace também perde seu protagonismo na história, contudo continua a ser um personagem vital para a história (e o universo). Entretanto, vemos um personagem inesperado ganhar um grande protagonismo nessa história e até ganhar às vezes de herói. Conhecemos também Proginoskes, um querubim, e Blajeny, o professor, que serão imprescindíveis na nova batalha que os nossos protagonistas terão pela frente.


A série Uma dobra no tempo está divida em 5 livros, com um total de 3 livros já publicados no Brasil pela Harper Collins: Uma dobra no Tempo, Um Vento à Porta e Um Planeta Em Seu Giro Veloz.. A série fala sobre assuntos importantes como coragem e aceitação das diferenças e de si próprio, por isso é um livro indicado para todas as idades. É um livro pequeno e de leitura muita rápida, que quando você se der conta já terminou a leitura, ainda mais porque você não consegue parar de ler. Um Planeta em seu Giro Veloz é o terceiro livro de série e já tem previsão de lançamento para maio desse ano, então vamos ficar na expectativa. 




Um vento à Porta
Série Uma dobra no tempo #2
Autora:Madeleine L’engle
Editora: HarperCollins
Ano:2018
Capa dura/224 páginas
Compre na Amazon
Madeleine L’engle
Madeleine L'Engle foi uma escritora estadunidense. Seu livro A Wrinkle in Time foi adaptado ao cinema pela Walt Disney Pictures em 2018.
Copyright © Pausa Para um Capítulo. Designed by Everton As