16 abril 2018

[RESENHA]: O que o sol faz com as flores, da rupi kaur


Enraizar, crescer, florescer, murchar e cair... o que o sol faz conosco e com as flores.


Sinopse oficial: Da mesma autora de outros jeitos de usar a boca, o que o sol faz com as flores é uma coletânea de poemas arrebatadores sobre crescimento e cura. Ancestralidade e honrar as raízes. Expatriação e o amadurecimento até encontrar um lar dentro de você. Organizado em cinco capítulos e ilustrado por Rupi Kaur, o livro percorre uma extraordinária jornada dividida em murchar, cair, enraizar, crescer, florescer, Uma celebração de amor em todas as suas formas. Essa é a receita da vida que minha mãe disse me abraçando enquanto eu chorava. Pense nas flores que você planta a cada ano no jardim, o que elas nos ensinam sobre as pessoas e seu processo para florescer no final.
A Rupi me ajudou no processo de sair de uma ressaca literária esse ano (ver resenha de outros jeitos de usar a boca) e continua a me encantar com seus versos soltos, crus e verdadeiros. 
Parecido com seu outro livro e suas divisões, aqui temos cinco partes: murchar, cair, enraizar, crescer e florescer. 
Apesar de suas 256 páginas com versos livros, o que o sol faz com as flores não é um livro fácil de se ler. 
"acordei pensando que o trabalho estava feito
que eu não ia mais precisar de treino
fui ingênua por pensar que a cura era tão fácil
mas não há reta final
nem linha de chegada
a cura é trabalho diário"
Há umas semanas atrás estava discutindo o livro e uma colega falou que talvez não fossem baseados em situações reais que de fato aconteceram com a autora, mas mesmo que não sejam fatos, com certeza são situações que muitas leitoras poderão se ver nelas. Tristeza, luto, fazer as pazes com o fato de seus pais também serem humanos e cheios de defeitos, se apaixonar, amar, crescer, outras relações interpessoais, sexo, injustiça, ser mulher... tem para todos.
"você tem tanto
mas sempre tenta ter mais
não olhe para cima e veja tudo que não tem
olhe em volta e veja tudo que já tem"
Assim como em seu outro livro, em algumas partes não bastou marcar com um marcador, eu tive que escrever o que me lembrava aquele poema e extravasar meu pensamento. A Rupi e seus poemas são para ler, refletir, colocar a mão no peito e na cabeça (muitas vezes os dois) e pensar que sua voz e dor também podem ser as mesmas que de outro. Você não está sozinho nesse mundo e o Sol pode só estar esperando você olhar para ele.
"foi quando desisti de procurar uma casa dentro das pessoas
e ergui a fundação de uma casa dentro de mim mesma
que descobri que as raízes mais profundas
são aquelas entre o corpo e a mente
que decidem viver como um"

Título: o que o sol faz com as flores
Autora: Rupi Kaur
Páginas: 256
Ano: 2018 (1ª edição)
Editora: Planeta
Idioma: Português
Compre na Amazon
Classificação:

Rupi é uma escritora e artista que vive em Toronto (Canadá). Aos cinco anos começou a desenhar, um hobby que herdou da mãe, imigrante indiana. Encontrou nos livros seus melhores amigos até começar performances a partir de 2009 e publicou seu primeiro livro em 2014. Hoje ela usa outros meios de se expressar: a poesia, ilustração, o design, a fotografia e vídeos.