30 março 2018

Sexta Geek: Mônica - Força

Da onde a menina mais forte da rua tira suas forças? 

Sinopse oficial: Sempre que é preciso, a Mônica usa sua força para resolver os problemas. Agora, terá que enfrentar o maior deles e não poderá ser na base da coelhada. Em Força, Bianca Pinheiro faz a principal personagem de Maurício de Sousa (e do quadrinho brasileiro) encarar o grande desafio de sua vida, numa história tão dolorida quanto emocionante.
Eu fielmente acredito que há livros que caem em nossas mãos no momento certo e que que há tempo para cada leitura. Às vezes começo um livro, mas demoro meses para terminar. Às vezes faço maratona de horas no fim de semana quando o livro chega em casa só para ler tudo de uma vez (Oi, Lua Nova, tô falando com você!). Claro que o caso de Força não é maratona de horas, aqui o caso foi sensibilidade. Ter sensibilidade para ler tanto quanto a Bianca colocou em escrever essa história.
Se não tiver Cebolinha apanhando/com medo eu nem leio, mas não é sobre a rixa constante das crianças que é essa graphic novel. É sobre quebrar e consertar. Sobre não ter voz em um mundo onde todo mundo acha que tem mais razão que você. 
A Moniquinha encontra seus pais brigando um dia e, claro, não sabe o que fazer. Que criança sabe? O climão vai aumentando, as brigas, e apatia na menina tão cheia de vida. Claro que as outras crianças não fazem idéia do que está acontecendo e/ou como ajudar. A Mônica está perdida e se dá conta que bater nos pais, usar a força, não dará certo. O que fazer quando a maior parte do seu mundo, seus pais, estão quebrados?

O conserto é algo simples, mas tão como a vida, bem inesperado e não necessariamente algo tido como certo. Se eu tivesse só uma palavra para descrever Força seria "sensível". TALVEZ grande parte do apelo tenha sido os traços dessa Mônica, que é meu favorito de todas as edições Graphic MSP, e essa ter ficado tão parecida com a filha de uma amiga. Dá vontade de pegar no colo essa Moniquinha. 💓
Como sempre, a edição conta com extras e aqui a Bianca conta um pouco do processo criativo para Força e um pouquinho da baixinha favorita do Brasil.

Título: Mônica - Força
Autora: Bianca Pinheiro
Páginas: 84
Editora: Panini Comics
Ano: 2016
Compre na Amazon.
Classificação: 4/5

Imagem via poltrona nerd
Bianca Pinheiro é quadrinista e ilustradora brasileira. Formou-se em Artes Gráficas pela UTFPR e pós-graduação em Histórias em Quadrinhos pela Opet. Começou a publicar webcomics em 2012.