02 fevereiro 2018

Sexta Geek: Carbono Alterado, de Richard Morgan


Se você pudesse viver para sempre... viveria?

Sinopse: No século XXV, a consciência de uma pessoa pode ser armazenada em um cartucho na base do cérebro e baixada para um novo corpo quando o atual para de funcionar. A morte, agora, nada mais é que um contratempo inconveniente, uma falha no programa. Takeshi Kovacs, um ex-militar de elite, após sua última morte, tem sua consciência transportada a Bay City, a antiga São Francisco, e é trazido de volta à vida para solucionar o assassinato de um magnata. Isso só para descobrir que seu contratante é a própria vítima, que voltou à vida em um novo corpo, mas sem memórias do crime. Mal sabe Kovacs, porém, que essa investigação irá lançá-lo no centro de uma conspiração perversa até para os padrões de uma sociedade que trata a existência humana como um produto a ser comercializado.

Carbono Alterado é um thriller alucinante, que não pega o leitor como refém, ele te dá um tiro atrás do outro te tratando como um dos cidadãos desse futuro grotesco, onde a vida não é nada de mais e pode ser resetada a qualquer momento.
Richard traz um mundo meio lema da Melissa nos anos 90: sempre igual, sempre diferente, mas não encare isso como algo negativo. O autor conseguiu construir um mistério instigante, com bons personagens e um mundo, que mesmo com sua moral podre, único.
Morgan coloca em questão (mesmo que sendo aquela crítica sarcástica) algo tão atual: elitismo. Quem pode pagar para viver para sempre (e bem), que pague. Quem não pode? Que se dane. Não ache que porque alguns cidadães vivem anos e anos que adquirem sabedoria. Aqui poder e dinheiro falam mais alto colocando suas vontades pessoais acima de tudo e Takeshi (pobre Takeski) é quem tem que assistir tudo de camarote.
E como medimos a distância de espírito e espírito?
E quem encontramos para culpar?
São quase 500 páginas eletrizantes e eu posso garantir que você não vai conseguir ler outro livro em paralelo com esse. A boa notícia é que leitores como eu, que se sentiram sem chão no fim desse livro, podem se acalmar... Carbono é apenas o primeiro de uma trilogia com Takeshi como protagonista e pelo jeito são standalone em uma série, ou seja, cada livro terá apenas o Takeshi em comum com histórias diferentes. Soltem os tiros... não, péra.

A série entrou HOJE no catálogo da Netflix e em breve teremos um Vi na Netflix para comparações. 

Título: Carbono Alterado
Autor: Richard Morgan
Páginas: 490
Ano: 2017
Editora: Bertrand (Grupo Editorial Record)
Idioma: Português
Compre na Amazon
Classificação: