06 janeiro 2018

Sexta Geek: Fortaleza Impossível, de Jason Rekulak



A Sexta Geek chega a 2018 com uma ode aos anos 80 e ao primeiro amor!
Um trio de garotos esquisitos e uma nerd brilhante que esconde um grande segredo.
Um inesperado romance que nasce em meio a computadores e disquetes.
Um ousado e perigoso assalto para roubar a edição de maio de 1987 da revista Playboy, com imagens escandalosas de uma famosa apresentadora de TV.

Feliz 2018 e começaremos muito bem a Sexta Geek de novo! Dessa vez foi com um livro que ganhou um espaço querido no meu coração, Fortaleza Impossível. Situado nos anos 80, acompanhamos o jovem Will, de 14 anos, que não gosta lá essas coisas da escola, mas que é fera em programação, quando a mesma ainda engatinhava com 8-bit.
Tudo começa quando Will e seus amigos ficam obcecados pela Playboy com fotos de uma apresentadora. Os meninos se acham "os empreendedores" e começam vários planos (alguns divertidos e ilustrados!) para conseguir uma edição, mas como nada é fácil e após alguns fracassos, Will acaba conhecendo Mary, a filha do dono da única loja que vende a revista. Daí para frente é uma mistura maravilhosa de várias situações de filmes e referências dos anos 80.
O primeiro livro de Jason Rekulak foi um tesouro lançado ano passado pela Editora Arqueiro. Narrado por Will, o livro te leva a uma cidade pequena, muitos adolescentes na flor da puberdade, pais alienados ao comportamentos dos filhos e um primeiro amor nerdzinho com momentos fofíssimos como ver o pôr-do-sol, segurar as mãos durante um blackout, programar juntos e corações quebrados. 
Ah, esse livro é  como um joguinho lá de 8-bit: às vezes frustrante (sabe como você fica falando com personagens de um filme de terror com "não entra aí"? pois é), nostálgico e viciante.
Aqui tem vários assuntos sendo discutidos: adolescentes e bullying, gordofobia, e outro que não posso falar ou é um graaande spoiler e um dos grandes lemas desse livro devia ser "sempre igual, sempre diferente", pois um young adult pode ter vários desses assuntos, mas eu, como leitora, sentir que aqui foram abordados de outra maneira, foi fantástico. Uma baforada de ar fresco, eu diria.

DICA LINDA E MARAVILHOSA? A Editora Arqueiro montou um hotsite EXCLUSIVO para o livro e lá dá para você jogar o jogo da Radical Planet (só lendo para entender)!
E no site da Arqueiro dá para ler um trecho! Passa lá!

Título: Fortalezas Impossíveis / The Impossible Fortress
Autor: Jason Rekulak
ISBN-10: 8580417481
ISBN-13: 978-8580417487
Ano: 2017
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Compre: Amazon
Classificação: