25 janeiro 2018

[Resenha]: Tipos Incomuns - Tom Hanks

Pessoas comuns? Ou talvez não.

Sinopse: Um affaire agitado e divertido entre dois grandes amigos. Um ator medíocre que se torna uma estrela e se vê em meio à frenética viagem de divulgação de um filme. O colunista de uma cidadezinha com um ponto de vista antiquado sobre o mundo. Uma mulher se adaptando à vida na nova vizinhança após o divórcio. Quatro amigos e sua viagem de ida e volta à Lua num foguete construído num fundo de quintal.Essas são apenas algumas das pessoas e situações que Tom Hanks explora em sua primeira obra de ficção. Os contos têm algo em comum: em todos, uma máquina de escrever desempenha um papel — às vezes menor, às vezes central.Conhecido por sua sensibilidade como ator, Hanks traz essa característica para sua escrita. Ora extravagante, ora comovente, ocasionalmente melancólico, Tipos incomuns deleitará e surpreenderá seus milhões de fãs.
A curiosidade foi o fator principal que eu solicitei esse livro para a editora. Com a grande demanda de pessoas influentes de alguma forma, se aventurando no meio literário, a curiosidade me venceu. Ver um ator consagrado se dispondo a fazer o que fez, de uma maneira surpreendente foi o ponto alto desse livro.

Pra mim, o maior dilema de um autor não é criar mundos novos, histórias mirabolantes mas sim falar sobre pessoas normais, sobre crises e dilemas normais do nosso dia a dia, e foi aí que Tom me conquistou.


Fazendo sempre analogia a uma máquina de escrever (uma paixão para o autor), em relação aos tempos atuais e suas tecnologias, Tipos Incomuns vai te apresentar um olhar diferente sobre situações e pessoas comuns. Ele vai te narrar principalmente a normalidade, situações que dificilmente chamariam a atenção de alguém.

O autor te apresenta uma escrita clara que muita das vezes é riquíssima em detalhes e em outras é simples direta e bem objetiva. As histórias normalmente não trariam nada de excepcional, como um simples final de semana entre mãe e filho, uma jovem com vontade de ter uma máquina de escrever ou simplesmente uma noite de natal em família. Porém ele te conduz a cada uma dessas histórias de maneira tão única que você vai acabar fascinado.


São histórias curtas que a pesar de tudo te apresentam personagens bem construídos, onde com uma escrita fluída vai te conquistar do início ao fim.

O Tom gravou um teaser sobre o o livro, você poder conferir abaixo ou no canal da Editora Arqueiro no Youtube.





Título: Tipos Incomuns
Autor(a): Tom Hanks
Capa comum: 352 páginas
Editora: Arqueiro;
Ano: 2017
Idioma: Português
Compre Amazon
Classificação: 5/5





Autor:Tom Hanks é ator, roteirista e diretor, além de produtor pela Playtone. Textos seus já foram publicados no The New York Times, na Vanity Fair e na The New Yorker. Este é o seu primeiro livro de ficção, que gira em torno de uma das paixões do autor. Dono de mais de 100 máquinas de escrever, Tom Hanks redige suas histórias num notebook.