[Resenha] outros jeitos de usar a boca, de rupi kaur


Tudo e nada sobre a vida de uma mulher nos versos crus da Rupi Kaur.

Sinopse: outros jeitos de usar a boca é um livro de poemas sobre a sobrevivência. Sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e a feminilidade. O volume - publicado nos EUA como "milk and honey / leite e mel" - é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Cura uma mágoa diferente. Outros jeitos de usar a boca transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar a delicadeza deles. Publicado inicialmente de forma independente por Rupi Kaur, poeta, artista plástica e performer canadense nascida na Índia - e que também assina as ilustrações presentes neste volume - , o livro se tornou o maior fenômeno do gênero nos últimos anos nos Estados Unidos, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos.

Aparentemente a ressaca literária se foi e temos mais uma semana com resenha de livros de poemas aqui no Pausa. Ironicamente, eu comprei outros jeitos de usar a boca por indicação da Fernanda Karen (lá do Garota Pai d´Égua) e deixei aqui. Obviamente agora foi o momento certo de abrir o livro.

Quando vi o livro em livraria pensei até que era só mais um hot como tantos outros. Nem sabia do que se tratava e nem procurei saber, mas a crueldade por trás do título em português é mais impactante do que a tradução do título original "leite e mel".
Assim como na resenha passada de livro de poemas, outros jeitos destroça quem estiver lendo com verdades com os quais você pode se ver refletida.


Para alguém que tem o costume de colocar flags nos livros, foi difícil não marcar TODAS as páginas dos livros. É difícil não querer compartilhar todas as páginas ou não querer comprar exemplares para todas as mulheres da minha vida.
Quando os marcadores transparentes acabaram, passei para esses mais grossos acima e quando a identificação com algo foi muito mais forte, eu apelei para desenhar e escrever meus pedaços próprios no livro.


As quatro partes do livro são: a dor, o amor, a ruptura e a cura, e com cada uma pude me relacionar. Os poemas soltos se juntam com as partes avulsas dos leitores e assim a leitura pode ser uma forma de cura, de terapia, de consertar cacos soltos.

Título: outros jeitos de usar a boca
Autora: Rupi Kaur
Páginas: 208
Ano: 2017 (15ª edição)
Editora: Planeta
Idioma: Português
Compre na Amazon
Classificação:


Rupi é uma escritora e artista que vive em Toronto (Canadá). Aos cinco anos começou a desenhar, um hobby que herdou da mãe, imigrante indiana. Encontrou nos livros seus melhores amigos até começar performances a partir de 2009 e publicou seu primeiro livro em 2014. Hoje ela usa outros meios de se expressar: a poesia, ilustração, o design, a fotografia e vídeos.

Renata Pamplona
PUBLICADO POR

"Lendo e resenhando muita coisa da cultura pop. Inevitavelmente Geek e apaixonada por mais personagens fictícios que pode contar."

Copyright © Pausa Para um Capítulo. Designed by Everton As