12 outubro 2017

[Resenha]: Amores em África - Ed. Paulinas #PausaTodoDia

"História! História!"



Amores em África
Código: 521752
Coleção: Tecendo histórias
Lenice Gomes
Denise Nascimento
Sinopse: Amores em África presenteia o leitor com uma coletânea de contos inspirados em lendas e histórias da tradição oral vindas de diferentes países do continente africano. Histórias sobre reis, rainhas, príncipes e princesas, amores proibidos e também sobre esperança, sonhos, liberdade e amor. Ricamente ilustrado por Denise Nascimento, o livro é uma verdadeira viagem pelo continente africano.


Amores em África, publicado pela Editora Paulinas, é uma organização de Lenice Gomes. Contando com 08 narrativas, cada uma de um local diferente do continente africano, o livro, ricamente ilustrado por Denise Nascimento, traz histórias de amor.


Princesas que se apaixonam por plebeus. Filhas de grandes senhores que fogem com o amado. Feiticeiros que, ao perderem o seu grande amor, fazem de um tudo para a ele se juntar novamente. E, até Deuses que se deixam enamorar por humanos são temas dessas histórias da tradição oral africana recontadas nos livros, evocando o ambiente de fantasia dos contos de fadas (sem fadas), da luta do bem contra o mal de uma forma mais humana, já que os grandes vilões são as próprias pessoas em seus comportamentos ruins, o que torna a leitura agradável, também um momento de aprendizagem para as crianças sobre o respeito que se deve ter para com o próximo.

Como já dito, o livro é ilustrado por Denise Nascimento e é tudo muito lindo e cheio de cor que é potencializado pelo acabamento do papel e impressão, bem como do tamanho diferenciado do volume, que beira ao A4.


O livro também conta com uma apresentação, que dentre outras informações aponta a localidade de cada narrativa, além de um pequeno glossário, no qual algumas palavras tem o seu significado desvendado.

Amores em África é uma ótima pedida de leitura para os pequenos, não só pelas aventuras ali ofertadas, mas também por nos colocarem em contato com outras tradições e culturas.

"Fortuna do céu, amém!"