04 setembro 2017

Vi na Netflix: Onde está Segunda?

Já assistiu de tudo na Netflix? E se eu te contar que tem uma distopia com toque de Orphan Black estrelando a Noomi Rapace e altas doses de ação prontinha para você assistir?

Onde está Segunda? chegou em agosto na Netflix e até agora só teve exibição em dois cinemas no mundo todo para festivais de cinemas restritos. O título original era Seven Sisters (Sete Irmãs), mas mais popular é What happened to Monday (O que aconteceu com Segunda) e é produção conjunta de seis produtoras com foco na distribuição online via mozão Netflix.
Antes de falar mais, já viu o trailer?


Bem, na sinopse oficial: Em um futuro nem tão distante, onde a superpopulação e fome forçaram governos a uma Política de Um Filho Apenas, sete irmãs idênticas (interpretadas pela deusa Noomi Rapace) vivem uma existência de esconde-esconde com o Bureau de Alocação Infantil. O Bureau, dirigido por Nicolette Cayman (Glenn Close), reforça seu plano restrito familiar e não aprova as irmãs assumindo uma só identidade de alguém chamada Karen Settman. Ensinadas pelo seu avô (Willem Dafoe), que as criou e nomeou Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo - cada uma pode sair do apartamento de acordo com seu nome e dia da semana respectivo somente sob a tal identidade de Karen. Isso até Segunda não voltar para casa.
Passamos uma boa parte do filme vendo a opressão do governo e como a sociedade decaiu com a superpopulação. A produção ter sido toda rodada na Romênia ajudou muito para a compreensão de que não, o mundo não é mais o mesmo e todos sofremos com as irresponsabilidades das gerações passadas. Desde questões simples como conforto (em moradia) quanto à alimentação (muita é coisa artificial e a carne... bem, você vai ver o que é a carne usada nessa época). A tecnologia não necessariamente tomou conta, mas há muita dependência das praticidades assim como hoje (porém menos parafernália para carregar).
Entendo que muitos não tenham gostado porque o filme alterna entre mostrar o que está acontecendo com o que já aconteceu, como as irmãs chegaram onde estão agora e o jogo político por trás da política de Um Filho Apenas ser reforçada, mas as doses de ação, sci-fi e thriller para mim compensam.
Não posso deixar de mencionar que Karen Settman pela Noomi e pela Clara (quando criança) estão excepcionais em seus papéis.

Você quer, @ Orphan Black?
Cada irmã tanto na infância quanto na vida adulta têm suas personalidades bem distintas, mas uma coisa é clara em ambas fases: O lema do avô de que juntas elas são mais fortes. 
O que acontece com uma de vocês, acontece com todas. - Terrence
Nunca pensei que acharia o Willem Defoe um fofo como achei aqui. Sério. Acho que arranjei Crush Old School porque a sensibilidade com que ele trata suas netas é uma coisa linda.

Nicolette Cayman (Glenn Close) e seus seguranças
O sumiço de Segunda é o desenrolar de toda ação, onde as irmãs irão tentar sair para procurá-la e posso dizer: haja ação e mistério (as irmãs realmente se conhecem?) em meio há muito tiro e tecnologia. Aaaah, vou assistir esse filme de novo! 
Fica aqui a dica para quem já maratonou tudo que devia na Netflix. 😉