27 setembro 2017

Vi na Netflix: The Expanse

Gosta de ficção científica? Vem que na Netflix tem uma série viciante com muita trama política, guerra no espaço, plot-twists e elenco de primeira em The Expanse!

Passeando pela Netflix, eis que a carinha do Steven Trait no trailer de The Expanse me chama a atenção. Ok. Trama política no espaço daqui há umas centenas de anos? Vamos tentar. Quando eu me toquei já eram 3 da manhã e eu estava no final do quinto capítulo da primeira temporada. Essa é The Expanse.
200 anos no futuro, o Sistema Solar está colonizado por humanos. O detetive Josephus Miller (a carinha familiar de Thomas Jane), nascido no cinturão de asteróides Ceres, tem a tarefa de procurar uma jovem mulher desaparecida, "Julie" Andromeda Mao (Florence Faivre). Sua nave, Canterbury, é envolvida em um trágico acidente (aliás, uma série de acidentes) que ameaçam a paz entre Terra, Marte e o Cinturão. Na Terra, Chrisjen Avasarala (Shohreh Aghdashloo, essa mulher aparece em série e sei que sua personagem vai causar problema), executiva das Nações Unidas, trabalha para prevenir a guerra usando QUALQUER meio necessário. Logo, os três descobrem que a mulher desaparecida e o acidente com a nave mineradora são parte de uma vasta conspiração que ameaça toda a humanidade.
Julie, Miller, equipe restante da Canterbury e Chrisjen 
Bem, é impossível você não se viciar em The Expanse. Imagina descascar uma cebola! Camadas e camadas de histórias interligadas em uma trama sem limites no espaço. Quando eu digo sem limites, é porque as teorias vão bombar na sua cabeça! Quando você pensa que desvendou o mistério de um personagem... BOOM! Não é assim tão rápido. 
Não vou nem dar detalhes para não deixar escapar um spoiler sem querer!
Achei um "mapa" com um resumão da série pela web e adorei! Eu deveria ter achado antes. #LoucaDesmemoriada 😂
Um resumão desses, bicho! Clique na imagem para maior resolução.
Bem, sobre a série no lado mais técnico: Estreou como websérie em Novembro de 2015 e fez TANTO sucesso que o canal Syfy começou a passar na sua programação televisiva um mês depois e já está com duas temporadas completas (as duas na Netflix). A terceira estréia pelo primeiro semestre de 2018 e mal posso esperar!


Um dos aspectos que mais me cativou na série foram os efeitos especiais. É meio difícil uma série de TV ficar com bons efeitos se tratando de ficção científica e eu gostei muito do que eu vi com naves, cenografia, vestuário casando bem sem estar TÃO na cara que é fundo azul ou verde.
Mineração de gelo. Água é um bem precioso por toda galáxia.
Alien humanóide? Nã-nã-ni-nã-não!
Eu sabia que a série era baseada em livros, mas não sabia a extensão de publicações até começar esse post! Dá uma olhada em tudo que foi publicado desde 2011 até agora da série The Expanse:

Resumindo sobre a literatura:
- Tem box da primeira trilogia lá fora.
- No Brasil, a série começou a ser publicada esse ano pela Aleph.
- O sétimo livro da série vai ser lançado em Dezembro lá fora (e não é o último).
- Há três novellas e um conto curtinho (até agora). Todos disponíveis via kindle.
- Origins é uma iniciativa pós-lançamento da série para unir alguns pontos deixados vagos entre livros e série. Chega em Fevereiro de 2018.
- A série é muito fiel aos livros, mas não em ordem. É baseada nos livros, mas não segue a mesma linha temporal.

A minha dica é simplesmente: Assista! E depois vamos conversar sobre a Rocinante!