07 setembro 2017

Quinta do terror: O Demonologista

“ 5:24 Uma voz .O som dela paralisa minhas mãos. Enquadro novamente o homem na cadeira. Mas ele não se move. A voz vem dele - deve vir dele -, mas não há nada em sua figura que confirme isso.Professor Ullman.Levo um tempo para perceber que a voz se dirigiu diretamente a mim. E sua língua não há nada em sua língua não é o inglês, mas o latim.Lorem sumus.Estávamos esperando. “





Título: O Demonologista  
Autor: Andrew Pyper
Editora: Darkside
Páginas: 320
Ano: 2015  
Onde comprar: Amazon
Sinopse: O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo – principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico.Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas um boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma.Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno.


                                                          
“ Um romance inteligente, emocionante e absolutamente enervante. O dom de Pyper é que ele respeita profundamente seus leitores.”
-GILLIAN FLYNN, autora de Garota Exemplar


                                                             DSC_0857.jpg


Eu sempre quis ler esse livro, porque o título me  chamou atenção.Ele estava na minha lista de livros para ler nas férias. Sem mais delongas, vamos partir para o que interessa.




David Ullman é um professor da Universidade de Columbia, especialista em religião.Ele é cético e ateu, e acredita que o Anjo Caído é apenas uma mitologia. Em um dia qualquer, ele recebe um convite de uma mulher estranha “Mulher Magra”, é assim que ele a chama. Ela fala que precisa dos conhecimentos dele para um problema que ela não pode dizer. É algo sobrenatural, e ele precisa viajar para verificar esse problema. David, não acredita nela, oferece a passagem paga para Veneza, e hotel e tudo mais. Vocês não acham isso muito estranho?! Eu acho. Mas, o quê é Veneza,perto dos conflitos que o professor  vive na vida, precisa de “férias”. De antemão, ele não aceita.

O David tem um sério problema no casamento, a esposa dele o traiu, e imaginem só, encontrar o cara que colocou um par de chifres na sua cabeça todo dia no trabalho, o carinha também é professor. Ele tem uma filha chamada Tess, uma pessoa muito importante na vida dele. Quando a esposa fala que precisa do divórcio, isso deixa Tess triste, porque tanto David e Tess são parecidos na personalidade. Ele busca o que é melhor para ela. Então, ele aceita o “trabalho” em Veneza.

David e Tess vão para Veneza. Ele acaba indo para o endereço que a Mulher Magra deu a ele. Gente! É uma das cenas que me deu medo, ele entra na casa, e é recepcionado por um médico. Depois ele entra em um quarto, está escuro, mas ele vê alguém sentado em uma cadeira, e está amarrado. David pega uma câmera que está na mesa, o homem sentado está possuído por um espírito maligno, e ele filma tudo. Um dos diálogos deles é esse que começa a resenha. David fica tão assustado que sai da casa, e corre pelas ruas de Veneza, vendo coisas totalmente estranhas.

Quando ele volta para o hotel, percebe que sua filha não está no quarto. Adivinhem onde ela está?! No telhado do hotel! Essa cena dá um suspense na hora. Tess está possuída por um espírito. Antes de cair na água, ela diz uma frase para pai: “ Encontre-me”. Então, ninguém mais a vê, a polícia local diz que ela está morta.

David volta para Nova York,é onde mora e trabalha, sem sua amada filha. Ele sente que ela está viva, porque ele comete uma loucura antes. Não vou falar ,é spoiler! Ele encontra o diário dela, e percebe que os diálogos são diferentes, a Tess sabe de algo. Gente! Eu sei que é uma aventura muito louca. Ele vai a procura da filha. Então, ele tem tudo e nada ao mesmo tempo. Ele pega um livro chamado Paraíso Perdido de John Milton. Vocês vão perceber que sempre vai estar versos desse livro dentro da história, porque é importantíssimo no contexto geral. Tem versículos da Bíblia citados durante a história.


460291.jpg


David tem uma amizade colorida com uma amiga, Elaine O'Brien, é a personagem que eu mais gosto no livro. Ela super legal, muito inteligente, e tem um humor muito bom. Ela não acredita que Tess esteja viva, mas ela respeita a opinião do David.
Gente! Esse homem viaja quase todos os estados dos Estados Unidos. Ele encontra os perseguidores, são os demônios disfarçados. Ele tem que encontrar o Inominável. Porque, o demônio chefe tem nome, só que ele não sabe. Uma pequena aula sobre o exorcismo, você tem que saber o nome do demônio para poder expulsá-lo. E vocês sabem, por quê?!  Porque a Palavra tem poder.


gustave_dore-paradise_lost-satan.jpg


É muita aventura com suspense e terror misturado. Você aprende muito com as situações do David. É um enigma tudo,sabem?! Tudo ele tem que decifrar. E o leitor recebe essas informações e procurar entender a história, por quê o David, e não outro?! Tem umas cenas que são de cinemas, a história das irmãs gêmeas, a menina da estrada e o Toby, é quase o fim de tudo. Às vezes você não sabe se é real ou não, se são pessoas ou não reais. No final de tudo isso ele tem um certo tempo para achar a Tess,mas fica muito complicado. David descobre o nome do demônio chefe, mas eu não vou dizer. Enfim, tudo parece que não vai acabar bem. O professor tem uma coisa muito importante que os perseguidores e o Inominável quer. Vocês sabem o que é?! Eu queria poder falar, porém estraga o um dos pontos chaves da história.


Eu gostei muito da história, apesar ser uma narrativa em primeira pessoa, é muito bem construída. As palavras são rebuscadas, tudo é tão perfeito na linguagem, é muito inteligente os objetivos do livro. É genial a história. Eu gostei do final, mas faltou alguma coisa. Eu tenho um problema sério, é romantizar os finais. E chorei um pouco no livro, tem uma cena muito triste,mas não vou dizer, vão ler para saber. Eu gostei muito de como o autor soube colocar um amor de pai para uma filha, é tão lindo ver isso com David e Tess, não foge da história, as cenas de pai e filha foram bem construídas. E estou esperando muito para que a história possa virar um filme. Gostei muito do acabamento do livro, é maravilhoso e dá um ar de mistério. Tem figuras de demônios em algumas páginas. No final do livro o autor explica quem é John Milton e por quê ele citou-o na história. Até a próxima!


                                                       Depois de ler o livro.
rosario-padre-rezando.gif