18 agosto 2017

Sexta Geek: Ms. Marvel - Nada Normal

O que falar de Ms. Marvel, uma das HQs mais importantes em termo de representatividade lançada pela Marvel em sua nova fase? Um exemplo para leitores de todas as idades.



Título: Ms. Marvel - Nada Normal - Volume 1
Autores: G. Wilson e Adrian Alphona
Páginas: 132
Editora: Panini
Onde comprar: Amazon
Sinopse: Kamala Khan é uma garota comum de New Jersey - até que subitamente ganha dons extraordinários. Mas quem é realmente a nova Miss Marvel? Adolescente? Muçulmana? Inumana? Saiba a resposta conforme ela toma de assalto o Universo Marvel! Ao descobrir os perigos associados aos seus recém-descobertos poderes, Kamala precisa lidar também com o segredo que existe por trás deles. Estará a mais nova heroína do pedaço pronta para utilizar seus imensos dons? Ou o peso do legado que tem a carregar será mais do que ela pode aguentar? Nem a própria Kamala sabe ao certo, mas New Jersey que se prepare, pois a Miss Marvel chegou para ficar. 

Bem, aqui temos cinco partes no primeiro volume de Ms. Marvel para o Brasil. Kamala é uma muçulmana adolescente que passa por todos os dramas da adolescência: pais conservadores que querem que ela siga mais as tradições da religião, se sente deslocada e dividida pelas descobertas e possibilidades dessa época tão falada da nossa vida, é autora de fanfics (também adoramos!) da Marvel e quer só mais um tempinho para se dedicar a esse hobby.



Não basta ser proibida de sair e mesmo assim sair escondido, a Kamala ainda passa por um nevoeiro bem suspeito após um pouco de vodca e após ver vários personagens clássicos da Marvel em uma visão, ela acorda com sua identidade heroína e com trajes nada recatados. Aí eu devo dizer para vocês que entra o brilhantismo de Wilson no roteiro. Ela já escreveu vários livros sobre ser muçulmana (ou personagens muçulmanos) e se adaptar ao mundo e culturas ocidentais.
"... O que ter poderes significa? Ser capaz de parecer alguém que não sou? E se eu não me encaixar mais na minha antiga vida? Que nem um par de calças que ficaram pequenas? Eu ainda seria Kamala?"
Kamala tenta assimilar primeiramente que não está drogada nem morta ao imaginar tudo aquilo, mas encara a verdade ao ver seus poderes. Nos dias seguintes ela tem que encarar a rotina na Mesquita de sua cidade e voltar ao colégio Coles. Como se adaptar sabendo que você tem super poderes? A Kamala tem toda a cidade para explorar e ganhar experiência. Inclusive com assaltos e se metendo onde não deve, conhecendo seu primeiro vilão (que ganhará papel maior depois na saga). A jovem também consegue controlar seu visual exterior e adaptar um novo uniforme para combater o crime e outras eventualidades.
Temos muitos diálogos com seus pais e familiares, amigos, colegas de colégio e conhecidos da mesquita. É uma mistura que vale a pena conhecer e como disse o pessoal da Comics Alliance: Talvez a HQ mais importante de 2014 (ano da publicação original lá fora).
Vale dizer que a Kamala é um pinguinho de gente. Parece ser aquela pessoa que dá vontade de colocar no bolso de fofinha. 💜


Escrito pela aclamada roteirista G. Wilson Wilson (Air, Alif) e com desenhos do brilhante Adrian Alphona (Fugitivos), este é só o primeiro volume de Ms. Marvel na fase All-New Marvel Now e já temos três volumes no Brasil, Nada normal, Mil questões e Apaixonada. Vai ter Ms. Marvel por muitas Sextas Geeks aqui!