28 julho 2017

Sexta Geek: A garota do Cemitério, publicado pela Ed. Valentina



"É um tipo de vida estranho. Mas é seguro aqui, com os mortos."

Título: A garota do cemitério - Livro 1: Os impostores
Autor: Charlaine Harris, Christopher Golden, arte de Don Kramer e tradução de Heloísa Leal
Editora: Valentina
Páginas: 128
Ano: 2017
Onde Comprar: Amazon



Sinopse: Ela adotou o nome Calexa Rose Dunhill, inspirada numa lápide do sombrio ambiente em que acordou, ferida e apavorada, sem qualquer lembrança de sua identidade, de quem a jogou lá para morrer ou mesmo do porquê. Fez do cemitério o seu lar, vivendo escondida numa cripta. Mas Calexa não pode se esconder dos mortos - e, quando descobre que possui a estranha capacidade de ver as almas se desprenderem de seus corpos... Então, certa noite, Calexa presencia um grupo de jovens praticando uma sinistra magia. Horrorizada, testemunha o ato insano que eles cometem. Quando o espírito da vítima abandona o corpo, ele entra em Calexa, atormentando sua mente com visões e lembranças que parecem não ser dela. Agora, Calexa deve tomar uma decisão: continuar escondida para se proteger - afinal, alguém acredita que ela está morta - ou sair das sombras para trazer justiça ao angustiado espírito que foi até ela em busca de ajuda?



Mais uma Sexta Geek e dessa vez eu furei a fila em uns três livros! A garota do cemitério chegou para o Pausa essa semana e quando peguei a graphic novel, não pude largar até terminar!

Primeira coisa que me veio à cabeça quando soube dessa nova série dos autores: "MELDELS, É BUFFY PRA NOVA GERAÇÃO!" Ok, eu estava errada, não é Buffy. O sobrenatural se atém (nesse livro 1 até onde sei) ao poder de Calexa ver realmente a alma se "desprender" dos corpos logo no enterro, mas voltemos ao começooo... 


Bem, a graphic novel começa logo com o corpo de Calexa sendo jogado no cemitério. Sim, sem mais nem menos. Batida, pensando que estava morrendo, a garota não lembra de nada. Nem seu nome ou da onde veio. Aliás, fica aí o primeiro mistério para mim: Como sabemos que Calexa é uma "garota" e não uma mulher maior de idade? Não sei. Vamos com o que está sendo dito.

Sem nome, ela olha para as lápides ao seu redor e escolhe três nomes para sua nova identidade: Calexa Rose Dunhill, esse último o nome do cemitério.

Sem ter para onde ir também e sem dinheiro, Calexa rouba o que pode do coveiro e vizinhança do cemitério. Ela torna uma cripta e o cemitério como um todo seu território e lar.

Cena da série The Vampire Diaries
A jovem tem uma destreza física incrível que só pode ter ligação com seu passado e fica evidente nas suas escapadas de qualquer um que possa lhe identificar. Calexa se sente mais segura com os mortos, afinal, desconfia que alguém bem próximo a ela lhe deixou nessa situação.

Quando um grupo de jovens tenta pela segunda vez um ritual oculto, ela não vê uma alma se desprender para onde quer que as almas vão, mas sim na sua direção e essa alma toma voz e lhe mostra memórias para poder ser vingada (ou justiçada, como preferir).

Após meses, Calexa ainda não tem memórias próprias ou pistas do que a levou aquela situação, mas ganha parceiros como o Sr. Kelner ou a Lucinda, que a ajudam a sobreviver, e é muito legal ver como Calexa tenta não se abater com essa situação, mas sim aderir ao "vida que segue" (no caso dela, mais que literalmente com as almas).

Os impostores do título se refere ao grupo de jovens, que pensam saber algo sobre magia, e é só a primeira parte de uma trilogia (mal posso esperar por mais)! Também é a primeira graphic novel da Editora Valentina. Já viu o book trailer?


Para ter acesso a um material exclusivo de A garota do Cemitério, a editora montou uma página com download do marcador e primeiro capítulo, para quem quiser uma degustação. Garanto que vale a pena.

Sobre os autores:

 Charlaine já está há anos em livros com o sobrenatural com a série literária de Sookie Stackhouse, que se tornou a série da HBO True Blood. E Christopher Golden também está com o pé no cemitério! Já foi finalista ao Eisner Award e já deu suas pitadas criativas nos quadrinhos de Buffy, a caça-vampiros, além da série de quadrinhos Body of Evidence.