30 junho 2017

Sexta Geek: Alex + Ada Vol.1

Em um período onde pensamentos são executados e a tecnologia toma conta da sua vida, a conexão interpessoal tem vez?

Título: Alex + Ada Vol.1
Autor: Jonathan Luna + Sarah Vaughn
Editora: Geektopia / Novo Século (2017) 
Páginas: 128
Gênero: Histórias em quadrinhos; Graphic Novels;
ISBN-10: 854281035X
ISBN-13: 978-8542810356
Livro na Amazon

Sinopse oficial: A última coisa no mundo que o jovem e solitário Alex poderia querer era um X5, a última palavra em androides realistas, mas um inesperado presente de aniversário de sua voz faz Ada mergulhar em sua vida. Então ele descobre que ela é muito mais que apenas um robô, levando-o a questionar tudo aquilo que ele acredita.ALEX + ADA explora as fronteiras do real num contundente drama de ficção científica num futuro não muito distante.



O que dizer dessa graphic novel complicada e perfeitinha? Bem, admito que sem ler a sinopse já havia me apaixonado pela capa! Achei que seria uma coisa meio "noiva (androide) por encomenda", mas aaaaah, como eu adoro quando sou surpreendida.

Aliás, primeiro deixa eu contar como sou sortuda! O livro está na minha TBR (To Be Read / Para Ser Lido) há meses, desde quando a Novo Século anunciou que iria publicar, aí ganhei SEMANA PASSADA de aniversário de uma grande amiga. O que dizer quando chegou essa semana essa graphic novel maravilhosa da parceria com a Novo Século? Só posso dizer para ficarem ligados nas redes do Pausa porque #VaiTerSorteio!




Bem, são cento e poucas páginas deste ship que foi ganhando força aos poucos. O Alex está deprimido. Não vou passar açúcar não. Ele está no meio de uma crise de depressão após o término com a namorada e após uma noite onde ganhou uma festa surpresa dos amigos, chega em casa e encontra uma caixa enorme no meio da sala contendo um X5.

Androides X5 não têm nome, personalidade, vontades, mas têm potencial e o Alex mais deseja isso do que realmente entende.



ALEX + ADA trouxe uma nostalgia inesperada para mim pois na trama houve um ataque de robôs programados com I.A. (Inteligência Artificial) e após isso leis para os robôs foram implantadas. Alguém lembra de Eu, Robô? As leis do autor Isaac Asimov estão com outras palavras e mais sutilmente, mas presentes sim.
Eu farei de bom grado qualquer coisa que você pedir, desde que não fira humanos ou animais nem cause danos à propriedade. Evitarei me colocar em perigo a menos que seja para te proteger ou por ordem sua. (ADA)
Já ouviu também falar da (ÓTIMA) série Black Mirror? Pois é. Vem que tem!

Bem, após investigação via (hehehe) internet, Alex descobre que pode dar "vida" à Ada e não só ter algo para fazer suas tarefas ou companhia, mas alguém que rebata suas idéias, faça companhia de verdade. Alex anseia por uma parceira. Há toda uma rede secreta de informações completamente inovadora aos olhos dele e mesmo sem saber de todas as consequências de sua ação, ele consegue trazer Ada à vida com ajuda.

A cena de Ada "acordando" pela primeira vez com consciência é linda. 

Ó meu ship nascendo!!!
Ó o meu ship ganhando força aí!

Ah, posso fazer uma observação? Eu AMEI os traços simples e paleta de cores (tão básica e real) no trabalho do Jonathan. Inclusive estou curiosa para ver outros trabalhos dele.

A capa da edição #5 é esse tiro! SHIP SHIPPADO! 💙
Para os problematizadores de plantão (Oi, eu problematizei!): A crítica de exploração de classes, de uma sociedade onde as pessoas estão perdendo laços interpessoais, dependentes da tecnologia e na opressão de classes não está perdida. Só posso dizer que aguardo ansiosamente o Vol.2 pela Geektopia!

Até a próxima Sexta Geek!