19 maio 2017

Sexta Geek: Mirror´s Edge - Exordium (Christofer Emgård)


Título: Mirror´s Edge - Exordium
Autor: Christofer Emgård 
Editora: Editora Pixel Media / Dark Horse 
Páginas: 164
Gênero: Histórias em quadrinhos; Graphic Novels;
ISBN-10: 8555460298
ISBN-13: 978-8555460296
Livro na Amazon
Sinopse oficial: Mergulhe no mundo vasto e distópico de “Mirror’s Edge” através da história de Faith Connors, uma das heroínas mais célebres dos videogames! Ansiosa para provar seu valor em meio ao mundo frenético e arriscado dos corredores, Faith recebe uma proposta de trabalho que parece boa demais para ser verdade — e toma uma decisão precipitada que irá mudar sua vida para sempre! Preparando o terreno para os eventos do novo e tão aguardado “Mirror’s Edge: Catalyst”, esta reunião dos seis volumes da série de quadrinhos de “Mirror’s Edge: Exordium”, fornece a você o pano de fundo do jogo. A HQ retrata o mesmo ambiente dos games: uma megalópole onde os direitos individuais e a liberdade de expressão são suprimidos por um governo totalitário, a pretexto de solucionar os problemas sociais e os crimes da área urbana. Como todos os sistemas de comunicações são controlados, os grupos que promovem a resistência à nova ordem recorrem a mensageiros que percorrem a cidade correndo (os runners), que precisam fugir das autoridades através de caminhos alternativos, como telhados, paredes e dutos de ventilação.

Eu vou falar logo da minha nota para Mirror´s Edge: 4 estrelas. Só não dei 5 porque a graphic novel me deixou em uma curiosidade enorme para qual seria o destino da Faith, personagem principal.


A Faith não é estranha para quem está no mundo de games também, com o game lançado pela Eletronic Arts ! Mirror´s Edge e seu universo vão completar 10 aninhos em 2018, tendo conseguido críticas positivas entre o público. Quer uma mostra do que está no game?




Voltando para a edição de Exordium: Ela reúne as edições individuais de 1 a 6 dos quadrinhos publicados lá fora pela Dark Horse. 

Começamos com Faith observando a vida dos “cidadões normais” e tirando atenção de uns seguranças de para outros corredores adentrarem um prédio.

Aliás, bem importante deixar essa imagem como esclarecimento para os leitores pelo blog Leitora Viciada:


Grave, pois você vai ler muito essas expressões.

Faith é detida após entrar, por acaso, em uma reunião particular com representantes do chefe da máfia na cidade Glass. Por acaso OU NÃO, Dogen, o chefão, tem um quadro produzido pela mãe de Faith. Ah, como se a jovem corredora não tivesse questões de abandono em relação aos pais, talvez ela não tivesse ficado tão tentada a cair onde não devia...

Por essa e outras ela conhece Celeste (a loira da imagem acima) e apesar de serem competidoras, são corredoras no sangue e se unem para um propósito maior o qual a Faith a deixa encrencada com Dogen. Eu não sei se me frustrei ou fiquei mais com pena de Faith. Exordium é um parkour de emoções! Apenas isso.

A próxima edição, Catalyst, vai nos mostrar a vida de Faith, dos corredores, da resistência e da máfia após o final levemente angustiante em Exordium.

A edição capa dura da Pixel vem com páginas extras com sketchbook dos artistas envolvidos na edição e entrevistas com os mesmos. Vale a pena a leitura.


Bem, eu recebi essa e outras graphics da Pixel ano passado e, se preparem, terão algumas resenhas nas próximas Sextas Geeks deles.