05 maio 2017

Sexta Geek: Chico Bento - Arvorada (Orlandeli / Maurício de Sousa)

Título: Chico Bento - Arvorada
Autor: Orlandeli / Maurício de Sousa
Editora: Panini 
Páginas: 100
Gênero: Histórias em quadrinhos
ISBN-10: 8542606329
ISBN-13: 978-8542606324
Livro na Amazon
Sinopse oficial: Em Arvorada, Chico Bento, o caipira mais famoso dos quadrinhos, leva uma daquelas lições que a vida de vez em quando dá em todos nós. Porque nem tudo pode ser deixado para depois… Numa reinterpretação belíssima do clássico personagem Mauricio de Sousa, o premiado cartunista Orlandeli cria uma história tocante, com visual magnífico e momentos de amor, dor, humor, mistério e, especialmente, aprendizado.



Bem, a edição de Arvorada caiu no meu colo quase que literalmente. Foi um presente do Victor, da equipe do Blog Garota Pai d´Égua (Brigada!), diretamente da CCXP Tour e estava na minha lista de desejos! A graphic novel é mais uma com o selo Graphic MSP e foi lançada em 12 de Abril desse ano.

Arvorada é o segundo título do Chico Bento pelo selo Graphic MSP e ler qualquer coisa da Turma da Mônica é sempre uma volta ao passado. Mais precisamente, ao meu. Ler o Chico, um dos meus personagens favoritos, é lembrar da infância do sítio da vovó. É lembrar de banho em igarapé, pegar fruta na árvore e andar de canoa. Os livros sempre vêm com um prefácio aos leitores do Maurício, então foi bom ler nessa edição que Arvorada não traz uma saudade só a mim. Ele fala que ler a Vó Dita (do Chico) é lembrar da sua própria vó.

 

O título da graphic é uma expressão muito usada para descrever o ipê-amarelo e a árvore ganha seu próprio espaço durante a estória ao representar muito mais. Um marco na vida do Chico e sua relação com sua vó.

Vamos ver um pedaço da história do Chico, mais precisamente, sua relação com a Vó Dita e o quanto a vida pode passar em um piscar de olhos. A estória ganha um ar de fantasia (ou não, né?) com humor que só a braveza do Chico tem.

Começo de Spoiler + Começo de Spoiler + Começo de Spoiler!

-

-

A cena com alguns personagens do folclore brasileiro me acertou bem no coração! Não vou mentir!

-

-



Fim de spoiler + Fim de Spoiler + Fim de spoiler!


Se prepare para ler referência às comidas da roça (melhores comidas!), folclore, Rosinha, Zé Lelé (que saudade desse personagem), Mariana (eu não lembrava da Mariana! Foi um tiro ler sobre ela!) e o jeitinho encantador da vida simples e encantadora do menino que roubava goiaba.

EXTRA: Os traços do Orlandeli são uma arte à parte. Uma hora exagerados, outra hora me lembram livros de histórias de assombração tão populares por aqui. Ao final da edição você encontrará páginas com o processo criativo do artista ao rabiscar o cenário, personagens, como coloriu e escolheu imagens. Vale a pena dar uma olhada.