18 maio 2017

Quinta do terror: Livros que viraram filme - Stephen King



Para variarmos um pouquinho as resenhas, hoje vamos falar de livros de terror que deram origens a filmes e séries. Para começar, vamos falar um pouco de Stephen King, o nosso "Mestre do Terror"!!! Reconhecido como um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção da atualidade, seus livros já venderam quase 400 milhões de cópias, com publicações em mais de 40 países. 
Muitas de suas obras foram adaptadas para as telinhas! Na verdade, acho que mais da metade de suas obras foram adaptadas para o cinema ou TV! Vou postar quatro que acho mais relevantes hoje, futuramente vou postando outros, porque se for fazer de todos vai dar um post gigantesco!!!! 

Lembrando que este ano teremos um remake de "It - a coisa", e uma adaptação cinematográfica da série A Torre Negra, mas estes vamos deixar pra comentar mais pra perto dos lançamentos! Boa leitura e tenha bons sustos!!!

Carrie - A Estranha - Filme lançado em 1976, baseado no livro de 1974

Título: Carrie
Autor: Stephen King
Editora: Suma das Letras 
Páginas: 200 páginas
Ano: 1974
Onde comprar: Amazon

Carrie, a Estranha narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente. Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos. Com tantos ingredientes de suspense, Carrie, a Estranha logo se transformou num enorme sucesso internacional e passou a integrar a mitologia americana. Ao ser transportado para as telas, em 1976, pelas mãos de Brian de Palma, teve a atriz Sissy Spacek e John Travolta em seus papéis principais.

O Iluminado (The Shining) - Filme lançado em 1980, baseado no livro de 1976


Título:O Iluminado
Autor: Stephen King
Editora: Suma das Letras
Páginas: 288 páginas
Ano: 1976
Onde comprar: Amazon
Jack Torrence consegue um emprego de zelador em um velho hotel, e acha que será a solução dos problemas de sua família - não vão mais passar por dificuldades, sua esposa não vai mais sofrer e seu filho, Danny, vai poder ter ar puro para se livrar de estranhas convulsões. Mas as coisas não são tão perfeitas como parecem - existem forças malignas rondando os antigos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança, e, inevitavelmente, um embate entre o bem e o mal terá de ser travado. Stephen King recentemente publicou uma sequencia para este livro, intitulada Doutor Sono, e conta a história de Daniel Torrance e Abra Stone, aqui no Pausa foi a nossa primeira resenha publicada na quinta terror!

1408 - Filme lançado em 2007, baseado no conto de 1999

Título: Tudo é eventual
Autor: Stephen King
Editora: Ponto de leitura 
Páginas: 608 páginas
Ano: 1999
Onde comprar: Amazon

Tudo é eventual' reúne 14 contos inéditos de Stephen King que revelam a imaginação fértil e inquieta de um dos maiores escritores de nossos tempos. Uma coletânea intensa, sinistra e envolvente, com a inconfundível marca do mestre do horror. Stephen King escreve na introdução desta coletânea que 'há poucos prazeres tão fantásticos quanto sentar em minha poltrona preferida numa noite fria, com uma xícara de chá quente ao lado, escutando o vento lá fora e lendo um bom conto que posso terminar de uma assentada. Dentre tantos contos assustadores, o conto 1408 acabou virando filme, e conta a história de Mike Enslin (John Cusack), um romancista que escreve livros que investiguem fenômenos paranormais. Ele recebe um convite para se hospedar no Dolphin Hotel em Nova York, mais exatamente no quarto 1408, que tem fama de ser habitado por espíritos malignos. O gerente do hotel, Gerald Olin (Samuel L. Jackson), o avisa que 56 mortes já ocorreram neste quarto, mas Mike está decidido a conferir se sua fama está condizente com a verdade.

A colheita maldita - Filme lançado em 1984, baseado no conto de 1977

Título: Sobras da noite
Autor: Stephen King
Editora: Ponto de Leitura
Páginas: 200 páginas
Ano: 1974
Onde comprar: Amazon

Stephen King reúne em "Sombras da noite" vinte de suas mais inquietantes obras curtas e relatos de acontecimentos bizarros e atos impensáveis, que surgem daquela região crepuscular onde ruídos nas paredes e sombras perto da cama prenunciam algo terrível que ronda à solta. Os cenários são familiares e acima de qualquer suspeita: um colégio, uma fábrica, uma lanchonete rodoviária, uma lavanderia, um milharal. Mas, no mundo de Stephen King, qualquer lugar pode servir como território sobrenatural. São necessárias apenas uma hora propícia da noite e a distração das vítimas. O conto "As crianças do milharal" deu origem ao famoso filme Colheita Maldita, que conta com várias sequencias de filmes e uma adaptação para teatro. No filme a história gira em torno de uma entidade demoníaca referida como "Aquele Que Anda Por Detrás das Fileiras", o qual alicia as crianças da cidade para ritualisticamente assassinarem todos os adultos para assegurar uma colheita de milho adequada.