13 abril 2017

Quinta do Terror: O Adulto - Gillian Flynn

-Sempre que conheço alguém, imediatamente tenho uma visão - eu disse, usando a voz sábia e requintada de Viveca. - De quem a pessoa é e do que precisa. Posso ver isso como uma cor, um halo, uma aura ao redor dela.


Título: O Adulto 
Autor: Gillian Flynn 
Editora: Intrínseca 
Páginas: 64 
Ano: 2016 
Onde comprar: Amazon 
Sinopse: '' Observei a casa, que me observou de volta através das janelas longas e malévolas, tão altas que era possível uma criança ficar de pé no parapeito. E uma estava. Eu podia ver todo o comprimento do seu corpo magro: calças cinza, suéter preto, gravata marrom com um nó perfeito no pescoço. Um tufo de cabelos escuros cobrindo os olhos. Então, um vulto repentino e o garoto tinha descido e desaparecido atrás das pesadas cortinas de brocado''.



'' Flynn tem um olhar implacável para a imperfeição humana e para o mal que nos circunda''. THE WASHINGTON POST
''Para milhões de fãs de Garota exemplar, O adulto é uma amostra do talento brilhante de Gillian Flynn''.SUNDAY MIRROR

Bom, eu estou abismada com essa história. Primeiro, é uma narrativa em primeira pessoa, no qual não gosto muito. Porém, é excelente como a personagem descreve a história, a jovem ''vidente''. Não é uma narração tediosa, é muito boa. Vamos para a história! 

Eu pensei que o livro não fosse de ''terror'', mas a cada página fica mais intrigante. Veja bem, a jovem tem um passado bem interessante, no qual reflete a sua a vida atual. O seu trabalho é, desculpe a expressão, mas está no livro: '' É bater punheta''. Não pense que ela é uma prostituta, seus clientes são homens que vão até ela, para ter certo ''serviço''. Ela ganha por isso. Ela faz isso apenas com homens.

No início do livro não tem algo de suspense ou terror, por enquanto.

O passado dessa jovem foi bem difícil, porque vivera pedindo esmolas na rua com a mãe, esta era excelente para pedir dinheiro, tinha toda uma tática, por exemplo quando as pessoas perguntavam qual era doença que sua filha tinha, ela inventava o nome de um ex-namorado, veja: Síndrome de Todd- Tychon ou mal de Gregore Fisher. Tem muito humor na história. Enfim, de acordo com a leitura vocês descobrirão as artimanhas de mãe e filha para ter dinheiro. 

Como o ''trabalho'' da jovem já foi mencionado, digo a vocês que ela fica com um problema sério no pulso, por ser bastante usado, será que vocês me entendem, hein?! ;) Então, a Veveca que é dona do lugar onde a jovem trabalha, diz a ela para ter outra função no local, por questão de saúde da jovem ( o pulso). A Veveca tem a brilhante ideia da jovem torna-se uma vidente. A moça é muito inteligente, sempre está atulizada as informações do mundo. Uma parte do que eu me identifique com ela, é que ela adoro ler livros. Agora, ela não atende mais apenas os maridos que vão até ela para ter um prazer, ela atende as esposas deles também, no qual essas mulheres querem respostas do futuro, respostas positivas. Ela conta que tem bons relacionamentos com seus clientes masculinos, algo mais amigável. 
'' Normalmente eu tento criar algum tipo de piada interna que possamos repetir a cada visita – uma piada interna é como um símbolo de amizade sem precisar de todo o trabalho necessário para manter uma amizade de verdade. Então você diz: Começou a temporada de morangos! Ou Precisamos de um barco maior ( estou lhe contando piadas internas reais), e desse modo o gelo é quebrado e eles não se sentem como se fossem desprezíveis, pois vocês são amigos, o clima é criado e você pode seguir em frente''. 
Tudo isso muda quando conhece uma mulher chamada Susan Burke que vai até ela para pedir ajuda, porque está com problemas em casa, o motivo é seu entiado e a casa que é ''assombrada''. O jeito de Miles, o enteado, assombra a Susan e a jovem, no modo que a cliente explica o comportamento do adolescente. Prestem atenção nos clientes da jovem, porque vocês vão entender uma boa parte dela, no caso é no final da história. O marido de Susan está viajando, então não sabe que está acontecendo na casa, mesmo a Susan contando como Miles é estranho no comportamento, e a casa que tem ruídos. A jovem, que no qual não tem nome na história, e se tem, realmente não sei onde está no livro, porque eu procurei. A vidente trabalha na casa, mas sofre ameças do Miles, para que saia da casa imediatamente. Coisas acontecem na casa, barulhos estranhos, ''fio de sangue na parede'', quem disse isso foi a própria Susan. Acontecem esses ''fenômenos'' com a jovem. O irmão caçula fica trancado no quarto, porque a mãe tem medo que o Miles possa fazer algo para ele. Sempre ao término do seu expediente, ela vai até a biblioteca e pega um livro para ler. 

A parte que me surpreendeu foi a história da casa como dita pela cliente que é mal- assombrada, a jovem vidente tenta ajudá-la. Porém, há um suspense em todo esse mistério, o entiado que quer matar a família; a madrasta e o irmão caçula. Mais há muito o que ler na história, porque vai mudando a cada página o foco, é supreendente. Eu fiquei muito surpresa. O título tem que ser bem interpretado, então eu interpretei que significa para dois personagens, bem eu não posso falar, porque vai ser um spoiler. Susan e Miles contam histórias distintas. Em quem a jovem deve acreditar? Quem tem melhores argumentos? Essas respostas vocês só vãoi encontrar se ler o livro.

O livro não contém capítulos, é direto. Ele é bem rápido de ser lido, são apenas 64 páginas. Vocês conseguem ler apenas em um dia. No meu caso, eu domorei três dias, pois eu gosto de apreciar a leitura lendo aos poucos. 

Eu gostei muito da escrita da autora, um terror e um suspense, mas não no começo da história como é comum em outras . Para quem leu: Garota Exemplar, é obra da mesma autora. Então leiam essa história é muito boa, eu gostei muito. É intrigante e envolvente. Duas frases para esse livro: 1- ''Nem tudo é o que parece''. 2- ''As aparênciasenganam''. Até a próxima, sereshumanos! ;)