31 março 2017

Sexta Geek: Incrível, fantástico, inacreditável: a biografia em quadrinhos do gênio que criou os super-heróis da Marvel


Título: Incrível, fantástico, inacreditável: a biografia em quadrinhos do gênio que criou os super-heróis da Marvel
Autor: Stan Lee, Peter David, Collen Doran
Editora: NovoSéculo (2016)
Páginas: 192
Gênero: Histórias em quadrinhos; Biografias
ISBN: 9788542809336
Livro na Amazon
Sinopse oficial: A biografia em QUADRINHOS do gênio que criou os super-heróis da MARVEL Nesta obra singular e ricamente ilustrada, Lee narra a extraordinária história de sua vida com a mesma energia e inimitável espírito excêntrico que sempre apresentou no mundo dos quadrinhos. Esta biografia visual relembra os principais momentos do artista, da infância conturbada na cidade de Nova York à sua ascensão como principal escritor e editor-chefe da Marvel Comics durante seu período áureo, nas décadas de 1960 e 1970; da parceria com os grandes Joe Simon, Jack Kirby e Steve Ditko à sua mais recente aparição em Vingadores: Era de Ultron. O livro Incrível, fantástico, inacreditável perscruta com vivacidade todos os aspectos da carreira notável e ímpar de Stan Lee, um dos maiores artistas do nosso tempo.



Uma confissão: Nunca li uma biografia. A vida real já não é dura o suficiente? Que dirá ler dos outros. Sempre pensei que não tinha paciência para nenhuma, mas é difícil ignorar a edição capa dura especial que chegou na redação do Pausa pela Novo Século! Não só o fato da edição estar muito bonita, mas ignorar o nome “Stan Lee” e se denominar geek não cabem na mesma caixinha, então me joguei porque esse livro estava na minha TBR desde a Bienal do ano passado!


Bem, quem vai te contar sobre a vida do Stan é Stanley Martin Lieber, o próprio Stan Lee! Nascido e criado em Nova Iorque, o menino Stan era o querido da mamãe, cresceu durante a depressão de 1929 e desde pequeno amava ler e tinha espírito tão Poliana (positivo) que é fofo de ler. Em formato de histórias em quadrinhos, a jornada da vida de Stan é contada em quase duzentas páginas emocionantes, que vão te fazer rir e querer chorar com a mesma intensidade. Então fica aqui o aviso de você for ler em público: Você provavelmente vai rir ALTO do Stan.

Não sei se porque já me acostumei com a sua voz, mas toda a narrativa fui lendo e imaginando aquele jeito descontraído dele falar!




Stan conta desde sua origem familiar aos primeiros empregos e como entrou no mercado editorial, além de mostrar seus parceiros de trabalho e suas próprias experiências com a expansão da marca Marvel (incluindo a criação inusitada de vários heróis e nomes), as mudanças no mercado financeiro, o cenário político que os EUA passaram todas essas décadas, seus ganhos e perdas pessoais, e seu grande amor, a Joan, com quem é casado até hoje. Essa parte é linda.


Não posso esquecer de mencionar o quanto ele influenciou não só na Marvel com quadrinhos, mas acompanhou, inspirou, se frustrou e se orgulha com tudo que se tornou o nome da marca hoje. Os filmes, processos, saídas de colegas de trabalho, outras criações em outras editoras, séries de TV e filmes, ele não economiza em exaltar quem é muito bom e sobra até shade para a DC. Aliás, essa última a razão de várias gargalhadas minhas. Sobra até pra Disney! #OiCorcunda

Sua relação com os fãs aparece também aqui com os fã-clubes, palestras e quando ele decidiu viajar o mundo para espalhar a palavra do evangelho Marvel. Amém, Stan! Também comenta suas aparições nos quadrinhos, filmes do Universo cinemático da Marvel e séries com referências geeks (ou nerds) ou não.

Enquanto lia até pensei se o Sr. Lee era geminiano, lembrando de mim mesma quando começo uma ideia. Quando eu me toco, estou longe, já rabiscando algo ou gravando para mim mesma no celular, falando comigo mesma e até argumentando porque gente criativa é assim... Não dá para parar! Tudo na edição é exatamente o que o título promete: Incrível, fantástico, inacreditável! Um herói na vida real, gente como a gente, mas adorado como só ele.