09 março 2017

Quinta do Terror: Doutor Sono - Stephen King


"− Não − disse Dan. Estou aqui. Vou ficar aqui até que você durma"

Título: Doutor Sono 
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 475
Ano: 2014
Onde comprar: Amazon
Sinopse: Mais de trinta anos depois, Stephen King revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de O Iluminado, depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel. Em Doutor Sono, King dá continuidade a essa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de 12 anos com um grande poder. (...) Ela desperta os demônios de seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela. Uma guerra épica entre o bem e o mal, uma sangrenta e gloriosa história que vai emocionar os milhões de fãs de O Iluminado, e satisfazer os leitores deste novo clássico da obra de King.

Doutor Sono, em seu início, traz diversos trechos, cenas e o próprio personagem principal da história de O Iluminado, um dos maiores sucessos de Stephen King. Mas se você não leu O Iluminado, não precisa ficar tenso, a leitura de Doutor Sono só vai aguçar sua vontade de ler o primeiro!


Quando eu ganhei este livro de presente uns dois anos atrás, olhava e pensava se seria mesmo tão bom quanto O Iluminado. A página de orelha retratando um Dan Torrance alcoólatra, tentando se livrar do vício ao mesmo tempo em que luta com um grupo de viajantes estranhos para salvar uma garotinha, não me trouxe a mesma empolgação de quando me deparei com os terrores enfrentados por Dan no Hotel Overlook. Uns dois meses depois, quando comecei a ler, fiquei vidrada! 


Considerado pelo The Guardian como “uma obra prima, provavelmente o melhor romance sobrenatural do século”, Doutor Sono é realmente tudo isso, uma narrativa instigante e assustadora! A história vai nos contar como anda a vida de Dan Torrance. No prólogo temos a continuação de O Iluminado, com algumas criaturas obscuras do hotel assombrando Danny, mas de forma mais superficial, só pra contextualizar a vida de Dan Torrance já mais velho, agora perdido no mesmo caminho do vício do pai, a bebida. O alcoolismo o leva a uma vida degradante, na tentativa de se livrar de suas visões, mas impedindo que criasse vínculos com as pessoas. 


Diferentemente do pai, Dan resolve lutar contra o vício, e consegue ajuda com um grupo de AA ao se mudar para a pequena Teenytown e arrumar um emprego num lar de idosos. A luta contra a bebida, no entanto, traz de volta algumas visões a Dan, que se intensificam com o aparecimento de Abra em sua mente. Abra é uma garotinha iluminada, com poderes mais potencializados que os de Danny. Enquanto uma ligação sobrenatural através da mente começa a ser estabelecida entre os dois, Dan descobre o que talvez seja a sua “vocação” como Doutor Sono:
" Os olhos de Charlie se fecharam de novo, Dan fechou os seus e viu uma lenta pulsação azul na escuridão. Uma...duas vezes...parando. Uma...duas vezes...parando, Lá fora, o vento soprava." (p.129)
Mas a relativa paz encontrada em sua nova vida longe do álcool em Teenytown vai ser abalada pelas ações do Verdadeiro Nó, um grupo de viajantes nômades aparentemente inofensivos, mas que escondem um segredo: eles são pessoas que descobriram a imortalidade através do assassinato de crianças iluminadas.

O desenvolvimento do livro traz a característica marcante das histórias de King, ao nos passar uma ambientação incrível, antes de nos trazer o terror da história, com boas doses de ação e cenas sobrenaturais daquelas que te fazem olhar debaixo da cama antes de apagar a luz pra dormir! E para aqueles que ficam impressionados quando leem livros de terror, basta seguir os conselhos de Dick Hallorann: 
"Se vir algo ruim, feche os olhos e diga a si mesmo que aquilo não está ali, e, ao abrí-los de novo, terá desaparecido." (p.13).