17 junho 2016

LIVRO X ADAPTAÇÃO: COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ



  Olá pessoal, nesta quinta feira estreou o tão esperado filme adaptação do livro da Jojo Moyes, Como eu era antes de Você, Por isso, Nós vamos falar um pouco do que achamos da adaptação junto com uma resenha do livro.

  Esperamos que gostem!!


O Livro:




Titulo Original: Me Before You
Titulo em Português: Como Eu era Antes de Você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intríseca
Páginas: 320
Ano: 2013

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

Resenha:

Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.

 O livro conta a história de Lou Clark que, após perder seu emprego e de várias tentativas frustradas que não dão em nada, se vê aceitando o cargo de cuidadora de um tetraplégico jovem, porém de mal com a vida. Will, um cara jovem, bem sucedido, amante dos esportes radicais, tem sua vida posta de cabeça pra baixo devido a um acidente que muda sua vida pra sempre.
 Lou entra na vida de Will com um propósito, provar para ele que a vida vale a pena, e juntos, eles embarcam em uma aventura que mudaria suas vidas para sempre...
  A trama nos leva a um debate sobre os motivos que levaram Will a tomar certas decisões, decisões essas consideradas por muitos imaturas e egoístas, mas será mesmo? E Lou, uma garota que tem vários sonhos, mas que, pensando no bem das pessoas que estão a seu redor nunca se deixou vivê-los.
 Esses foram com certeza, os pontos fortes que me fizeram apaixonar por esse livro e me levaram a pensar mais na vida. Como eu era antes de você se tornou o livro #1 da minha vida, aquele livro que sempre recomendarei e sempre me lembrarei com detalhes, Will tomou uma decisão que feriu aqueles que o amavam, mas a meu ver foi a unica forma de aliviar sua dor, mesmo amando Louisa, lhe doía não ser capaz de dar a ela aquilo que ele desejava, não ser o homem que ela precisaria, não que ela se importasse com isso, mas pra Will importava, mas não vejo isso como um ato egoísta da parte dele, pois além de toda dor na alma, existia também as dores físicas, a frágil saúde fora é claro a saudade de ser quem ele era antes.
E sabe o quê? Ninguém quer ouvir esse tipo de coisa. Ninguém quer ouvir você falar que está com medo, ou com dor, ou apavorado coma possibilidade de morrer por causa de alguma infecção aleatória e estúpida. Ninguém quer ouvir sobre como é saber que você nunca mais fará sexo, nunca mais comerá algo que você mesmo preparou, nunca vai segurar seu próprio filho nos braços. Ninguém quer saber que às vezes me sinto claustrofóbico estando nesta cadeira que tenho vontade de gritar feito louco só de pensar em passar mais um dia assim.

 Lou traz cor a vida de Will e o faz feliz até seu ultimo suspiro...
              Poucas coisas ainda me fazem feliz, e você é uma delas.
Jojo Moyes nos mostra em seu enredo, que a vida não é perfeita, mas que devemos viver, apenas viver, ser aquilo que nos faz feliz, ser aquilo que nos faz levantar da cama todos os dias, independente do dia feio que faz lá fora ou das circunstâncias negativas que nos cercam.
                             Onde há vida, há esperança, não é assim?

O Filme:

Sei que essa não é uma história de amor como outra qualquer. Sei que há motivos para eu nem dizer isso. Mas eu amo você. De verdade


Na opinião da Carol: Sem dúvida uma das melhores experiências com adaptação literária da minha vida! Nunca sorri, chorei e dei tanta gargalhada, pela primeira vez vi os personagens que tanto amei se materializarem na minha frente. Emilia estava perfeita como Lou, com seus trejeitos característicos, suas roupas malucas e sua sinceridade cativante, o Sam ah o Sam kkk, se pensamos que não tinha como se apaixonar mais por ele, me aparece um Will perfeito, rabugento como tinha que ser, sarcástico no ponto certo e apaixonante, nunca vi uma química tão boa em com dois atores quanto vi com eles dois.

Claro que nem toda adaptação é totalmente fiel ao o livro e senti sim falta de partes importantes da história, mas me lembro de que a alguns dias atrás eu li uma entrevista da Anna Todd sobre a adaptação de AFTER que se encaixa bem sobre essa adaptação, onde as mudanças feitas com cenas novas se encaixam perfeitamente, como se aquilo tivesse realmente acontecido no livro ( não foram essas palavras mais algo do tipo kkk) e achei exatamente isso sobre as cenas novas.

  Saio do cinema muito satisfeita e feliz com o filme, trilha sonora perfeita, roteiro perfeito, atores perfeitos e fotografia perfeita.

         Às vezes, você é a única coisa que me dá vontade de levantar da cama.


  Na opinião da Manu: Bom, desde que li o livro em 2014 e assim que recebi a notícia que o mesmo viraria filme, me bateu aquela ansiedade, aquela expectativa de como seria a adaptação e o frio no estômago do nervoso de saber como tudo seria, fico muito contente em dizer que o filme supriu com todas as minhas expectativas, definitivamente toda a espera valeu muito a pena. A cada cena do filme um sorriso surgia em meu rosto, da alegria que era ver uma adaptação tão perfeita e tão fiel ao livro. Uma das coisas que mais me chamaram a atenção, foi definitivamente duas pessoas, Sam Clafin e Emilia Clarke, que se empenharam tanto ao papel que eu não consigo enxergar outros atores nos papeis de Will e Lou. Emilia que, com seu sorriso e olhar cativante, trouxe vida a nossa Lou, que com suas roupas coloridas e excêntricas faz de tudo pra que Will seja feliz.

  E vamos falar do Sam né, que depois desse papel, ele merece um Oscar, sério, ele se provou ser um excelente ator, pois ele não fez um simples papel, ele interpretou um tetraplégico, uma pessoa que teve todo movimento de seu pescoço pra baixo extinto e, como a Carol disse, "O Will perfeito, rabugento como tinha que ser, sarcástico no ponto certo e apaixonante". Sem sombra de dúvidas, de todas as adaptações que eu já vi, Como eu Era Antes de Você é a mais fiel, claro que em alguns pontos do filme são diferentes do livro, afinal de contas é uma adaptação, mas com certeza vale todas as caixas de lenços usadas pra ver o filme.

  Trilha sonora perfeita, ( afinal tem Ed Sheeran e Imagine Dragons né ), roteiro excelente, figurino incrível, fotografia apaixonante e claro, o melhor sotaque britânico do mundo. ( sou apaixonada rs).

  Saio do cinema realizada, com a cara vermelha do choro, mas um sorriso bobo no rosto e ingressos pro fim de semana de novo em mãos. 
"-E esses foram - falei -os melhores seis meses da minha vida. Fez-se longo silêncio .- Engraçado Clark, os meus também. Então, meu coração se partiu.Meu rosto se contorceu ,perdi o controle, apertei-o com força e não me importei que ele sentisse meu corpo estremecer com soluços. Aquilo me sobrecarregou, partiu meu coração, meu estomago, minha cabeça, me invadiu e não pude aguentar. Achei que, sinceramente, não aguentaria. -Não chore, Clark -Por favor. Não faça isso ."



"Eu contei para ele que o amava e ele apenas disse que isso não bastava.Como posso lidar com isso? "